Uma das Lendas Amazônicas mais importantes que tem é a Lenda do Curupira. A lenda conta que o Curupira é um ser lendário, protetor da Floresta e que habita o tronco das árvores amazônicas.
Dentre suas características marcantes, está sua cabeleira vermelha flamejante, a cor da sua pele é verde e seus dois pés são virados para trás e o objetivo desse é justamente confundir os caçadores, madereiros e lenhadores, fazendo com que eles se percam para sempre na Floresta e morram.
Uma forma do curupira confundi-los, além das pegadas dos pés, são seus assobios e falsos sinais, levando-lhes a loucura, fazendo com que se percam em seus caminhos e o destino destes? Ninguém saberá!!
Para escapar da armadilhas do curupira, diz a lenda que é preciso brincar com sua curiosidade e embolar um novelo de cipó e esconder a ponta para que ele se distraia dando brecha para o escape!
Algumas pessoas ao adentrar as matas também deixam tabaco e cachaça como oferenda para não serem atormentados pelo Curupira.
Ele também é considerado pelos indígenas como o Demônio da Floresta, o Kuru’ pir (corpo de menino) segundo estes é um ser maligno, perverso e perigoso por estar associado ao rapto de crianças, violência, abuso sexual e horror psicológico.
E essa ilustração abaixo, foi feita pelo artista parintinense Emerson Brasil!!
Lenda do Curupira / Ilustração : Emerson Brasil