A especulação que fica é que não foi dificil Lula escolher para quem dar o apoio. Com Governador do Amazonas e Prefeito de Manaus pedindo votos para o ex-presidente Bolsonaro, ficou fácil para o presidente Luís Inácio Lula da Silva escolher uma cidade no coração da Amazônia para ser a sede da COP30, em 2025, caso o Brasil seja definido como país sede do encontro mundial para o clima e a cidade é Belém.
No lado paraense temos o Governador Helder Barbalho (MDB) que fez campanha para o Lula e o Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues do PSOL, o que dispensa comentário e alinhamento ideológico.
Aliás, apesar de não ter sido dita ainda pelo presidente Lula, a informação foi confirmada pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), que anunciou em entrevista a jornalistas que Lula já formalizou a candidatura da capital paraense para ser sede.
“O presidente acaba de anunciar que Belém é a cidade escolhida pelo Brasil e já encaminhou, através do Itamaraty, a formalização da candidatura da cidade para sediar a COP30, em 2025”, disse o emedebista.
Segundo o Helder Barbalho, a formalização da candidatura da capital paraense foi realizada na última quarta-feira (4), quando Barbalho se encontrou com o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), e com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Lula no Teatro da Paz, em Belém (Foto: Ricardo Stuckert)