Publicado
3 anos atrásno
A campanha de vacinação contra a Covid-19, que a Prefeitura de Manaus vem realizando desde o dia 19 de janeiro, terá prosseguimento nesta segunda-feira, 2/8, em 20 pontos distribuídos pela cidade. Até este domingo, 1°, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que coordena toda a estratégia de vacinação na capital, computava um total de 1.533.061 doses aplicadas, sendo 1.175.898 primeiras doses, 332.158 segundas doses e 25.003 doses únicas. O grupo de faixa etária, que abrange a população a partir dos 18 anos já contemplada com a vacinação, é o que registra o maior número de pessoas com as duas doses dos imunobiológicos CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer – 1.078.791, o que corresponde a 70,4% do total aplicado na cidade.
A titular da Semsa, Shádia Fraxe, considera que a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Manaus registra avanços, mas que é possível melhorar ainda mais o desempenho. “Nossa cidade foi uma das primeiras a alcançar todos os públicos que o Ministério da Saúde definiu no plano nacional de imunização, mas podemos ir além. Nossa estrutura e equipes já deram provas de que Manaus tem uma das melhores – senão a melhor – estratégia para vacinação, sob a orientação do prefeito David Almeida. Só precisamos que a população busque nossos postos para se vacinar e, assim, conseguiremos sair dessa situação de pandemia”, afirma.
Para quem ainda não foi receber a vacina, a Semsa preparou 20 postos que funcionarão nesta segunda-feira, entre 14 Unidades Básicas de Saúde, uma policlínica, uma clínica da família e os quatro pontos estratégicos, dois dos quais com atendimento para pedestres e drive-thru.
Shádia Fraxe reforça a importância da segunda dose para a conclusão do ciclo vacinal. “É imprescindível para que tenhamos uma população protegida, que quem tomou uma dose das vacinas que exigem duas doses volte para receber a segunda, porque de nada adiantará todo o esforço que está sendo feito, com profissionais de saúde trabalhando há mais de seis meses nessa campanha, que tem por finalidade não só proteger, mas salvar vidas”, alerta.
Os registros da Semsa apontam, neste domingo, que 20.721 pessoas já passaram dos prazos da segunda dose, sendo 28 dias da CoronaVac (11.986) e 84 dias da AstraZeneca (8.735). A vacina da Pfizer ainda não iniciou o prazo de 84 dias orientado pelo Ministério da Saúde.
Para a primeira dose, são necessários documento de identidade com foto, original, CPF e um comprovante de residência, com cópia. Quem for tomar a segunda dose deve apresentar um documento com foto, CPF e o cartão de vacinação. A Semsa orienta que seja feito o cadastro previamente no Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br) e que, antes de ir a um ponto de vacinação, seja feita uma consulta ao “Filômetro”, no link bit.ly/filometrovacina, que indica, por cores, o movimento em tempo real em cada um dos locais de vacinação.
Horário das 9h às 16h
Zona Norte
(Apenas pedestre)
Zona Sul
(Apenas pedestre)
Zona Leste
(Pedestre e drive-thru)
Zona Oeste
(Pedestre e drive-thru)
Horário das 9h às 17h
Horário das 9h às 19h
Horário das 9h às 17h
Horário das 9h às 19h
Horário das 9h às 17h
Horário das 9h às 19h
Horário das 9h às 17h
Horário das 9h às 19h
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Prefeitura de Manaus inicia campanha do ‘Novembro Azul’ com foco no autocuidado e saúde integral do homem
Com apoio do programa ‘Manaus Olímpica’, equipe sub-16 de basquete é campeã invicta em Roraima
Atleta amazonense brilha em campeonato nacional com apoio da Prefeitura de Manaus
David Almeida e Renato Junior anunciam construção de Hospital Dia e Cidade do Autista no primeiro ano de mandato
Prefeitura de Manaus e motociclistas por aplicativo avançam em discussões sobre regulamentação da categoria
Feira do Tururi 2024 encerra com sucesso, celebrando a cultura amazônica e o aniversário de Manaus