Publicado
5 anos atrásno
Na manhã desta quarta-feira (23), ativistas do movimento Greenpeace realizaram protestos em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, contra a política ambiental do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Os manifestantes colocaram tinta preta no asfalto para simbolizar o óleo derramado nas praias do Nordeste. Também espalharam madeira queimada, que teria sido recolhida de locais de extração ilegal na Amazônia.
Segundo a organização não governamental (ONG), 17 ativistas foram detidos pela Polícia Militar do Distrito Federal e levados à delegacia. O Greenpeace havia informado anteriormente que foram 23 presos, mas corrigiu o número.
‘Brasil manchado de óleo’. Segundo o Greenpeace, a tinta preta utilizada é uma mistura não tóxica de tapioca maizena e anilina Foto: Mateus Vargas/Estadão
Em frente ao Planalto, foram postas placas com as mensagens “Pátria queimada, Brasil”, “Um governo contra o meio ambiente” e “Brasil manchado de óleo”.
O protesto mobilizou tropas da PM, além da equipe de segurança do Palácio do Planalto. O trânsito em frente à sede do governo foi bloqueado.
Segundo o Greenpeace, a tinta utilizada é uma mistura não tóxica de tapioca maizena e anilina.
Em nota, a Polícia Militar do Distrito Federal informou que cerca de 30 ativistas participaram do protesto e levaram troncos de árvores e tinta preta misturada com óleo e amido de milho para frente do Palácio do Planalto.
“Os manifestantes foram encaminhados à 5ª DP e poderão responder pela Lei 9.0605/98, a qual dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente”, diz a nota.
O presidente em exercício, Hamilton Mourão, ironizou o protesto do Greenpeace em frente ao Palácio do Planalto. “Vou convidar o Greenpeace para ajudar a recolher o óleo lá (no Nordeste) em vez de jogar aqui”, disse Mourão.
O general declarou não ser contra protestos, mas defendeu limites para não atrapalhar o tráfego de carros. “Democracia é isso. Única coisa que penso é que poderia fazer protesto sem bloquear o trânsito”, disse.
‘Brasil manchado de óleo’. Segundo o Greenpeace, a tinta preta utilizada é uma mistura não tóxica de tapioca maizena e anilina Foto: Mateus Vargas/Estadão
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Vidente Lene Sensitiva faz previsão trágica para Donald Trump!
Em Brasília, Tadeu de Souza pede reforço federal para combater crime na fronteira do Amazonas
Peladona do Planato : Mulher fica nua e tenta falar com o Lula em Brasília!
Vídeo mostra segundo-sargento da PM sendo preso após brigar e apanhar de garçom em bar
Mauro Cid confessará que vendeu joias e entregou dinheiro em espécie a Bolsonaro a mando do o ex-presidente
Bolsonaro disse ao Coaf que os mais de R$ 14 mil reais gasto na loteria do seu próprio irmão foram “joguinhos da Mega Sena”