Na tarde da última sexta-feira (17/6) parte de uma das plataformas de embarque, Cais das Torres, do Porto de Manaus, afundou no Rio Negro.
Vídeos compartilhados nas redes sociais registraram o momento que a plataforma afundava. Não houve registro de feridos e nem danos ambientais.
Uma equipe de Inspeção Naval da Capitania Fluvial foi direcionada ao local para coletar informações para investigação. Será instaurado um inquérito para apurar as causas e possíveis responsáveis e quando for concluído, será encaminhado ao Tribunal Marítimo.
Por meio de nota, a administração do Porto informou ainda que há indícios de sabotagem na estrutura afetada após perceber que tampas de vedação do cais foram furtadas.
A Marinha do Brasil, também emitiu nota informando que no domingo 18/6 foi retirado de operação o terminal Cais das Torres por tempo indeterminado por medida de segurança. Confira a nota na íntegra:
A Marinha do Brasil informa que retirou de operação, no dia 18 de junho de 2022, o terminal denominado Cais das Torres, pertencente ao Complexo do Porto Público de Manaus, por tempo indeterminado, em virtude da constatação de exigências impeditivas e problemas estruturais para o prosseguimento das atividades portuárias, com base no art. 16, inciso II da Lei nº 9.537, de 11 de dezembro de 1997, que dispõe sobre a Segurança do Tráfego Aquaviário em Águas sob Jurisdição Nacional.
A decisão foi em razão ao incidente no dia de ontem (17), onde ocorreu o naufrágio dos módulos da ala direita da plataforma flutuante do cais das torres. As medidas adotadas visam resguardar a Segurança da Navegação, a Salvaguarda da Vida Humana e a Poluição Hídrica.