Publicado
2 anos atrásno
O novo ministro da Justiça e Segurança Pública no governo do Lula é atualmente o ministro com maior popularidade dentre os ministros. Esse ano, o ex-prefeito de Manaus Serafim Corrêa já havia parabenizado o Flávio Dino quando ele assumiu o ministério e entregado as origens de Dino.
Acontece que a família de Flávio Dino tem um pé no Amazonas. Poderíamos dizer até mesmo que os dois. Isso porque no início do século XX, o avô de Flávio Dino (Nicolau Dino) nasceu no Estado do Amazonas em 16 de maio de 1900 e navegou 4.670 quilômetros pelos afluentes do Rio Amazonas, entre Itacoatiara e Belém, para estudar Direito. Bacharelou-se em Direito em 1920, no Pará. Nicolu foi nomeado promotor público da Comarca de Grajaú e juiz de direito na mesma Comarca, no período de 1926 a 1943. Em 1948 chegou em São Luís, sendo eleito desembargador do Tribunal de Justiça em 1950.
Na mesma época, o pai da mãe fez as malas em Portugal, cruzou o Atlântico e uniu-se aos negócios de um tio em São Luís. Ele, o Manoel, veio acompanhado de dois irmãos, José e Joaquim.
O acaso precisaria de quatro décadas para levar o rio ao encontro do mar. Sálvio, filho do amazonense, esbarraria em Rita, filha do português, e dessa mistura nasceu Flávio Dino.
Flávio Dino de Castro e Costa nasceu em São Luís em 30 de abril de 1968, filho dos advogados Rita Maria e Sálvio Dino. Seu pai foi vereador de São Luís, deputado estadual e prefeito do município de João Lisboa. Flávio Dino cursou o ensino médio no Colégio Marista de São Luís, onde deu início à vida política como líder estudantil. Foi aprovado aos 18 anos de idade paro o curso de direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 1986, onde exerceu o cargo de coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Em 1989, foi um dos coordenadores da ala juvenil da campanha de Lula à Presidência do Brasil.
Flávio Dino é advogado, político, professor e ex-magistrado brasileiro, filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), o mesmo partido do Serafim Corrêa (citado no início desse texto). E o atual ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil e senador pelo estado do Maranhão, do qual foi governador entre 2015 e 2022. Além disso, Dino é também professor de direito constitucional da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Ao parabenizar Flávio Dino por ter sido anunciado como ministro da Justiça e Segurança Pública no governo Lula, o deputado estadual Serafim Corrêa aproveitou para dizer que o senador é amazonense de Itacoatiara. Ele é primo da jornalista e apresentadora Baby Rizzato. O avô de Flávio era irmão do pai de Baby, ambos nascidos em Itacoatiara.
“Parabéns ao Senador Flávio Dino que acaba de ser anunciado pelo Presidente Lula como o próximo Ministro da Justiça e Segurança. Poucos sabem, mas embora tenha feito carreira política no Maranhão, ele é de tradicional família itacoatiarense. Votos de sucesso, meu caro amigo e companheiro de PSB”, escreveu Serafim, na sexta-feira (9/12/22), em suas redes sociais.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
David Almeida promete levar ao Governo Federal demanda por ‘Conjunto dos Rodoviários’
Apenas no Amazonas, programa Desenrola Pequenos Negócios renegociou R$ 16,8 milhões em dívidas!
No Amazonas, 1,8 mil moradias são selecionadas no Minha Casa, Minha Vida Rural e Entidades
Flávio Dino toma posse como Ministro do STF em 22 de fevereiro
Vídeo: Thais Carla se pronuncia sobre vídeo íntimo viralizado na internet
Confira os planos de ação da Águas de Manaus que evitaram desabastecimento em decorrência da maior estiagem já sofrida em Manaus