Curiosidades Amazônicas
O Ministro da Justiça Flávio Dino é amazonense?
O novo ministro da Justiça e Segurança Pública no governo do Lula é atualmente o ministro com maior popularidade dentre os ministros. Esse ano, o ex-prefeito de Manaus Serafim Corrêa já havia parabenizado o Flávio Dino quando ele assumiu o ministério e entregado as origens de Dino.
Acontece que a família de Flávio Dino tem um pé no Amazonas. Poderíamos dizer até mesmo que os dois. Isso porque no início do século XX, o avô de Flávio Dino (Nicolau Dino) nasceu no Estado do Amazonas em 16 de maio de 1900 e navegou 4.670 quilômetros pelos afluentes do Rio Amazonas, entre Itacoatiara e Belém, para estudar Direito. Bacharelou-se em Direito em 1920, no Pará. Nicolu foi nomeado promotor público da Comarca de Grajaú e juiz de direito na mesma Comarca, no período de 1926 a 1943. Em 1948 chegou em São Luís, sendo eleito desembargador do Tribunal de Justiça em 1950.
Na mesma época, o pai da mãe fez as malas em Portugal, cruzou o Atlântico e uniu-se aos negócios de um tio em São Luís. Ele, o Manoel, veio acompanhado de dois irmãos, José e Joaquim.
O acaso precisaria de quatro décadas para levar o rio ao encontro do mar. Sálvio, filho do amazonense, esbarraria em Rita, filha do português, e dessa mistura nasceu Flávio Dino.
Flávio Dino de Castro e Costa nasceu em São Luís em 30 de abril de 1968, filho dos advogados Rita Maria e Sálvio Dino. Seu pai foi vereador de São Luís, deputado estadual e prefeito do município de João Lisboa. Flávio Dino cursou o ensino médio no Colégio Marista de São Luís, onde deu início à vida política como líder estudantil. Foi aprovado aos 18 anos de idade paro o curso de direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 1986, onde exerceu o cargo de coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Em 1989, foi um dos coordenadores da ala juvenil da campanha de Lula à Presidência do Brasil.
Flávio Dino é advogado, político, professor e ex-magistrado brasileiro, filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), o mesmo partido do Serafim Corrêa (citado no início desse texto). E o atual ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil e senador pelo estado do Maranhão, do qual foi governador entre 2015 e 2022. Além disso, Dino é também professor de direito constitucional da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Outra curiosidade contada pelo ex-deputado Serafim Corrêa
Ao parabenizar Flávio Dino por ter sido anunciado como ministro da Justiça e Segurança Pública no governo Lula, o deputado estadual Serafim Corrêa aproveitou para dizer que o senador é amazonense de Itacoatiara. Ele é primo da jornalista e apresentadora Baby Rizzato. O avô de Flávio era irmão do pai de Baby, ambos nascidos em Itacoatiara.
“Parabéns ao Senador Flávio Dino que acaba de ser anunciado pelo Presidente Lula como o próximo Ministro da Justiça e Segurança. Poucos sabem, mas embora tenha feito carreira política no Maranhão, ele é de tradicional família itacoatiarense. Votos de sucesso, meu caro amigo e companheiro de PSB”, escreveu Serafim, na sexta-feira (9/12/22), em suas redes sociais.









