Nesta quarta-feira (17) a Polícia Federal deflagrou, uma operação contra fraudes em tributos de aquisição de veículos. A ação conta com apoio da Receita Federal e do Ministério Público do Amazonas e de Mato Grosso.
Pelo menos duas revendedoras de veículos foram alvos de mandados de busca e apreensão em Manaus. Em um dos pontos, localizado na Rua Ramos Ferreira, Centro da capital, as equipes da Polícia Federal e da Receita chegaram por volta de 6h30. Já em um segundo endereço, na Zona Centro-Sul, a ação começou às 6h e terminou por volta de 7h30.
A operação foi denominada de ‘Francamente’, uma alusão à Zona Franca de Manaus, já que os veículos foram, em sua maioria, fabricados no polo industrial da capital do Amazonas. Ao todo, devem ser cumpridos 23 mandados de busca e apreensão tanto no Amazonas, quanto no Mato Grosso.
Segundo a PF, na região os veículos são vendidos por um valor menor que o preço usual de venda das demais regiões do país, já não há recolhimento de tributos federais e estaduais como o IPI, PIS, COFINS e ICMS. No entanto, os veículos devem permanecer em circulação na região. Caso haja saída para outros estados, os tributos deverão ser pagos e as restrições documentais retiradas após comprovação de regularização fiscal.
Operação Francamente: PF deflagra operação contra fraudes em tributos de aquisição de veículos- Imagem: Divulgação