Publicado
3 anos atrásno
Por
Jussara Melo
Teorias da conspiração têm se tornado pertinente nas redes sociais em tempo de eleição. Perfis e páginas de fofoca em plataformas como Instagram, Twitter, Facebook e TikTok postam assuntos um tanto duvidosos, e passam de matérias de celebridades para notícias de cunho político, e claro, muitas vezes envolvendo Fake News e “teorias da conspiração”. É um verdadeiro “vale-tudo” para engajamento na web.
Foi o que aconteceu na ultima sexta-feira (10/6) em alguns perfis de fofoca no Instagram e no Twitter, como o “Subcelebrities”, que tem 4 milhões de seguidores, e o “Choquei”, com mais de 17 milhões no Instagram e mais 1,4 milhão no Twitter. Ambas publicaram nesta sexta-feira (10), reportagens envolvendo uma suposta civilização perdida que teria sido encontrada “soterrada” na Amazônia por “cientistas”: Ratanabá.
As lambanças envolvendo essa cidade escondida em meio à Floresta Amazônica começou a ganhar destaque no dia 1 de junho, depois da publicação de uma reportagem no site Dakila Pesquisas. De acordo com a publicação, pesquisadores “sobrevoaram na manhã de terça (31/05) e quarta-feira (01/06) a floresta amazônica a fim de mapear as áreas onde se encontra Ratanabá”.
Mas afinal, o que existe de verdadeiro envolvendo essa tal “cidade perdida” escondida na floresta? Provavelmente, nada. Segundo a Dakila Pesquisas, “a cidade perdida de Ratanabá encontra [sic] soterrada na Amazônia brasileira, com algumas ramificações por toda a América do Sul”. Segundo o site, Ratanabá foi a “capital do mundo há mais de 450 milhões de anos”.
“Trata-se de um verdadeiro império que foi submerso pela lama e tomado pela floresta. Foi fundado pelos Muril, primeira civilização da Terra, e possui monumentos bem preservados, alguns em formato piramidal, além de galerias subterrâneas ligando a outros países”, afirma Urandir Fernandes de Oliveira, presidente da Dakila Pesquisas.
Isso tudo, no entanto, não passa de teoria da conspiração sem nenhum fundamento teórico. Não existe nenhuma comprovação científica de que o povo Muril realmente tenha existido. Os teóricos da conspiração, como Urandir, acreditam que os Muril sejam um povo alienígena, que povoaram a Terra num passado remoto e construíram edificações subterrâneas ao redor do planeta.
Além disso, os dados oferecidos por Urandir não batem com os números mais aceitos pela comunidade científica mundial. A ciência diz que há cerca de 200 milhões de anos, a Terra era dominada pelos dinossauros, extintos a 65 milhões de anos. Assim, os primeiros hominídeos começaram a andar pelo planeta a “apenas” 2,4 e 1,5 milhões de anos. Não existe nenhum resquício de qualquer civilização anterior a isso.
Famoso Urandir, mas quem é esse caboco ?
Urandir Fernandes de Oliveira não tem de muito prestígio na comunidade científica. Em 2010, ele ganhou fama após aparecer em alguns canais de televisão, como Band e Record, ao afirmar ter tido um encontro com um suposto extraterrestre. Na época, Danilo Gentili, então repórter do CQC (Custe o Que Custar), da Band, visitou o tal local da aparição.
O humorista foi até a cidade de Corguinho, no Mato Grosso do Sul, e se embrenhou na mata para encontrar o alienígena. Foi na ocasião que o Brasil foi apresentado ao ET Bilú, um suposto alien que virou motivo de piada nas redes sociais. Sem se mostrar de maneira clara, o extraterrestre disse que os humanos são “descendentes” dos alienígenas.
No ano seguinte, a Record TV também fez uma reportagem com o suposto ET de Urandir. Durante toda a gravação da reportagem, não foi permitido que qualquer tipo de iluminação fosse ligada. Mesmo assim, as câmeras flagraram uma figura que mais parecia um homem vestido com uma máscara. Na reportagem, o ET Bilú aproveitou para mandar um “recado” aos humanos: “Busquem conhecimento”.
VOLTAMOS A 2018???
Páginas de fofoca que se transformaram em páginas de “notícias” no último ano, como a @choquei, estão espalhando uma TEORIA DA CONSPIRAÇÃO de extrema-direita.
É o mesmo mecanismo de 2018, só que dessa vez as páginas receberam validação de JORNALISTAS na rede pic.twitter.com/4NorNsNXDx
— adynews (@ady_news) June 10, 2022
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
IBAMA flagra rio de sangue após frigorífico despejar sangue de boi em igarapé!
Fake News: Ministério Público afirma que NÃO há investigação sobre casamento da filha de David Almeida
Descoberta arqueológica : Pesquisadores encontram cidade perdida do século 18 no coração da Amazônia!
Canhões da colonização portuguesa no Alto Solimões são encontrados após seca record!
Startup amazonense quer captar R$ 500 mil para ampliar serviços de logística na Amazônia!
Representante do BID no Brasil convida presidente da CNC para evento de sustentabilidade na Amazônia