Publicado
5 meses atrásno
Armadas com dentes notoriamente afiados, as piranhas construíram uma reputação sanguinária, porém, uma nova espécie de piranha foi descoberta e o mais curioso é que trata-se de uma piranha vegetariana.
Essa piranha vegetariana foi recentemente descoberta na floresta amazônica, no rio Amazonas. O peixe foi batizado de Myloplus sauron em homenagem ao famoso vilão de “O Senhor dos Anéis“. Um estudo que descreve o animal foi publicado na revista Neotropical Ichthyology.
O Myloplus sauron tem corpo arredondado e apresenta uma grande faixa preta na lateral. “Assim que meu colega sugeriu o nome, soubemos que era perfeito, pois o padrão da faixa preta se assemelha muito ao Olho de Sauron“, disse Rupert Collins, curador do departamento de peixes do Museu de História Natural da Inglaterra e um dos autores do estudo. Segundo os pesquisadores, a dieta do peixe é majoritariamente composta por plantas.
As piranhas, frequentemente retratadas como peixes sanguinários em livros e filmes, não merecem essa má reputação, dizem os cientistas. Segundo Collins, muito dessa imagem feroz pode ser atribuída ao ex-presidente dos EUA, Teddy Roosevelt, que escreveu sobre um ataque de piranhas a uma vaca durante uma visita à América do Sul. No entanto, o evento foi manipulado, com piranhas famintas sendo induzidas a atacar a vaca.
Na realidade, muitas espécies chamadas de piranhas não são carnívoras. Os peixes pacu, que são parentes próximos, possuem dentes menos afiados e se alimentam principalmente de plantas e frutas. A descoberta de novas espécies como a Myloplus sauron ajuda a elucidar a complexa relação entre esses peixes.
Uma característica marcante na Mylopus Sauron é a sua linha preta distinta percorrendo sua lateral, os cientistas ficaram impressionados com a semelhança do peixe com um personagem ameaçador e simbólico da franquia O Senhor dos Anéis.
Dr. Rupert Collins, curador sênior de peixes do Museu de História Natural, foi um dos cientistas que ajudou a descrever a espécie.
Ele disse: “Assim que um dos meus colegas sugeriu o nome deste peixe, sabíamos que era perfeito para ele. Seu padrão se parece muito com o Olho de Sauron, especialmente com as manchas laranja em seu corpo. Com tanta biodiversidade não descrita na Amazônia e nos rios vizinhos, seu nome também é um bom lembrete para ficar de olho nas espécies não descritas na América do Sul.”
A piranha se junta a uma longa lista de criaturas com o nome do Olho de Sauron – incluindo um dinossauro, um sapo e um grupo de borboletas.
No entanto, embora o seu nome possa ser ameaçador, a sua natureza não o é.
E o Dr. Collins disse que a fama da piranha por reduzir animais a ossos em segundos é imerecida.
“O ex-presidente dos EUA, Teddy Roosevelt, é responsável por grande parte da reputação da piranha”, disse ele.
“Ele escreveu sobre uma vaca sendo despedaçada na sua frente durante uma visita à América do Sul, consolidando sua imagem feroz na consciência pública.”
O desvendamento da genética dos peixes também significa que esta última espécie não foi descoberta há algum tempo.
Dr Collins disse: “Muitas espécies foram estabelecidas usando diferenças nos dentes, mas dentes semelhantes surgiram repetidamente em peixes de parentesco distante. Eles também podem parecer muito diferentes em cada fase da vida, com uma espécie contendo animais com muitas aparências.”.
Até recentemente, havia pelo menos uma espécie que os investigadores podiam identificar com segurança.
Com uma ousada faixa preta na lateral, Myloplus schomburgkii poderia ser facilmente identificado em rios da América do Sul.
Mas pesquisas recentes sugeriram que este peixe pode não ser tudo o que parecia, e agora este novo estudo revelou que não se trata de uma espécie, mas de três.
A recolha e análise de amostras de DNA confirmaram que este era o caso – com o Myloplus aylan e o Myloplus saurun a serem descobertos juntos.
Os especialistas acreditam que o futuro para ambos os peixes parece bom no curto prazo.
Embora a construção de barragens hidroeléctricas na região tenha suscitado preocupações, a ampla distribuição do peixe significa que as suas hipóteses de sobrevivência são boas.
No entanto, nem todos os peixes sul-americanos podem ter tanta sorte.
Pensa-se que 42% das espécies de peixes do continente são desconhecidas pela ciência.
Quando são identificados, os pesquisadores podem tentar compreender as ameaças que enfrentam para ajudá-los a sobreviver.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Melhores cruzeiros fluviais do mundo para sua próxima escapadela pelas águas
Saiba porque essa tubarão consegue viver nos rios da Amazônia!
Lenda Amazônica com Inteligência Artificial : A Lenda do rio Amazonas
Petroglifos encontrados em Urucará. Confira a sua importância para a história do Amazonas!
Rio Amazonas chega a 89 centímetros e bate o recorde da seca em Região Metropolitana de Manaus
Vídeos mostram o momento de horror vívido por passageiros em naufrágio no rio Amazonas!