Polícia
Polícia apreende o mais potente alucinógeno do mundo, extraída de sapo, em casa de líder religioso!
A sustância é considerada, por muitos, o mais potente alucinógeno do mundo, muito utilizado em cerimônias espirituais de forma ilegal.

Publicado
2 anos atrásem

Durante os dias 18 de março e 28 de março, a Polícia Civil de Goiás, através da Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc), apreendeu aproximadamente 12 gramas de uma substância alucinógena conhecida como “Bufo Alvarius”. A ação policial, que contou com o apoio por meio da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) do Rio de Janeiro, abordou traficantes do Rio de Janeiro e de Goiás.
Segundo as investigações, trata-se de apreensão inédita em ambos os Estados. A substância contém o psicotrópico 5-meo-DMT, de uso proscrito no Brasil pela Anvisa (lista F2 da portaria 344/98), que é considerada, por muitos, o mais potente alucinógeno do mundo, muito utilizado em cerimônias espirituais de forma ilegal.
A substância nada mais é do que o veneno do sapo de mesmo nome, que habita o noroeste do México e sudoeste dos EUA (região do deserto de Sorona), que é extraído e, após passar por um processo de secagem, se cristaliza, e, ao ser inalada em pequenas quantidades, causa forte alucinação.
Após denúncia de que a droga seria utilizada em uma cerimônia espiritual em Goiânia, os policiais da Denarc se dirigiram até o local indicado, na Vila Itatiaia, Goiânia, no dia 18/3, e conseguiram apreender em poder de um líder espiritual aproximadamente 0,5 gramas da citada substância.
Dando continuidade às investigações, foi expedido pelo Poder Judiciário mandado de busca e apreensão domiciliar na residência do citado líder espiritual, o qual foi cumprido, em Pirenópolis, sendo encontrado pelos policiais, enterrado no quintal da casa, mais uma porção da substância com aproximadamente 5,5 gramas.
Durante as buscas, os policiais tomaram conhecimento de que uma pessoa, na cidade do Rio de Janeiro, estaria guardando mais uma porção dessa substância. A informação foi repassada aos policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE/PCRJ), que conseguiram localizar em poder de um outro investigado uma outra porção da droga com aproximadamente 5,5 gramas.
A investigação aponta que a substância seria ministrada pelo líder espiritual em rituais em todo o Estado de Goiás pelo valor de R$ 300 por pessoa. A quantidade apreendida poderia ser fornecida para mais de 500 pessoas, o que demonstra o alto poder alucinógeno da substância.
O líder espiritual lucraria cerca de R$ 150 mil com a atividade. O material apreendido foi remetido à SPTC para exames periciais que atestou, preliminarmente, que se trata do citado alucinógeno. Caso confirmado, os investigados responderão pelo crime de tráfico de drogas.
Seu efeito dura por aproximadamente uma hora. Especialistas alertam que o uso da substância, além de poder causar a morte dos usuários em doses excessivas, provoca graves problemas respiratórios e cardiovasculares, convulsões, interrupções cognitivas, interrupções do sono, ataques de pânico, ansiedade e paranóia, sintomas que, inclusive, foram relatados por testemunhas ouvidas pela Denarc que já fizeram uso da substância.
Substância alucinógena extraída de sapo apreendida em Goiás foi trazida do México, diz delegado
Polícia fez apreensão inédita da substância em Goiânia e em Pirenópolis. Suspeito alegou que não sabia que a droga era proibida.
A Polícia Civil fez uma apreensão inédita de uma substância alucinógena extraída da pele e do veneno de um sapo, em Goiânia e em Pirenópolis. Segundo o delegado responsável pelo caso, Francisco Costa, a droga foi trazida do México por um dos suspeitos investigados.
“Era uma substância até então desconhecida”, disse o delegado.
Como o nome do suspeito não foi divulgado, o g1 não localizou a defesa dele para que se posicionasse. O suspeito alegou que não sabia que a droga era proibida.
A Polícia Civil informou chegou até o suspeito por meio de uma denúncia. Ao abordá-lo, a equipe encontrou 0,5 grama da substância.

Polícia faz apreensão inédita de substância alucinógena extraída de sapo em casa de líder espiritual em Pirenópolis, Goiás — Foto: Divulgação/Polícia Civil
Polícia faz apreensão inédita de substância alucinógena extraída de sapo em casa de líder espiritual em Pirenópolis, Goiás
Na última terça-feira (28), a polícia cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa do suspeito, em Pirenópolis, onde foram localizados mais 5,5 gramas. Os outros 6 gramas foram apreendidos no Rio de Janeiro.
Segundo o delegado, a droga tem um dos maiores potenciais alucinógenos do mundo e pode causar problemas físicos e psicológicos.
“É uma droga que com 12 gramas você conseguiria distribuir para 500 pessoas”, contou.
Conforme o delegado, essa droga só existe no México. “Tudo indica que um dos investigados foi até o México. Essa droga nada mais é que o veneno de um sapo que ele passa por um processo de secagem e transforma em um cristal e depois é inalado. Essa droga só existe no México”, afirmou.
Dois estavam com a droga e outros dois auxiliaram com o transporte. Ninguém foi preso até esta segunda-feira (3).O Bufo alvarius, também conhecido como Sapo do Rio Colorado, é uma espécie estudada por liberar uma substância na pele que possui efeitos psicodélicos
O Bufo alvarius, também conhecido como Sapo do Rio Colorado, é uma espécie estudada por liberar uma substância na pele que possui efeitos psicodélicos
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Você Poderá Gostar
Beija-Flor de Nilópolis conquista 15º título no Carnaval do Rio de Janeiro em despedida emocionante de Neguinho
Bebê morre após ser esquecido dentro de carro durante 4 horas por dona de creche
Pessoas tentam pular das janelas durante incêndio no Rio de Janeiro
Vídeo: Celular explode no bolso de mulher enquanto ela fazia compras em supermercado
Vídeo: Idosa é empurrada de escada durante discussão com síndica e filho dela
VÍDEO: Adolescente de 17 anos mata comerciante com 3 tiros na cabeça após discussão em loja