Uma vacilada da Polícia Ambiental quase acaba em tragédia nos próximos dias. Isso porque por um ledo engano, a Polícia Militar do Distrito Federal soltou na noite da última quarta-feira (6) uma cobra pyton terrível. O fato ocorreu após policiais do BPMA (Batalhão de Polícia Militar Ambiental) se confundirem, acreditando que o animal capturado em um chamado de resgate se tratava de uma jiboia.
A cobra foi encontrada em uma área de proteção ambiental no Riacho Fundo.
A píton foi avistada por um ciclista em uma área de proteção ambiental no Riacho Fundo Imagem: Reprodução/Polícia Militar do DF/Polícia Militar do DF
Na manhã deste sábado (9), um ciclista avistou a píton, publicou a imagem em um grupo com outros praticantes de pedal e acionou a corporação. A píton então foi recapturada por volta de 14h40 e agora está na sede do Batalhão de Polícia Militar Ambiental.
Cobra píton foi encaminhada à sede do Batalhão de Polícia Militar Ambiental
A píton asiática (Python bivittatus) é considerada uma espécie invasora no Brasil. Original da Ásia, ela tem também algumas ocorrências na África e é predadora de mamíferos e aves, predominantemente, mas pode “comer jacaré, lagartos, e até outras cobras. Se estiver próximo de animais domésticos, também pode atacar gatos e cachorros”, declara o biólogo Claudio Machado, do Instituto Vital Brasil, ao UOL.
Imagem: Reprodução/Polícia Militar do DF