Uma das coisas mais irreverentes na cidade de Novo Airão, distante 180km de Manaus, é a diversidade da fauna. A cidade que é conhecida como a Cidade dos Botos, tem no seu portal de entrada a imagem de Peixes Bois.
Aliás, durante o Eco Festival do Peixe-Boi tem como ponto alto as apresentações culturais das agremiações Peixe-boi Anavilhanas e Peixe-boi do Jaú. Os dois grupos que recebem os nomes das duas maiores reservas ecológicas do município, Estação Ecológica de Anavilhanas e Parque Nacional do Jaú, destacam em suas apresentações a importância da preservação da fauna, flora e a biodiversidade local.
Porém, na praça principal o bicho que ganha a visibilidade é um Dinossauro. A Praça do Dinossauro é o ponto mais frequentado da cidade de dia e de noite. A irreverente estátua do animal pré-histórico também faz muitos visitantes questionarem: “afinal, por que tem um dinossauro na praça?”.
Por que em Novo Airão existe uma Praça do Dinossauro?
Segundo os moradores, foram encontrados fósseis animais em Novo Airão e, como o dinossauro é o símbolo da arqueologia, a população solicitou à Prefeitura a homenagem. Abaixo um vídeo recente do fotógrafo e filmmaker amazonense Diego Peres a partir da última reforma da Praça do Dinossauro, na cidade de Novo Airão.