O Tacacá foi a comida mais pesquisada pelos brasileiros no Google em 2023, por causa do sucesso da canção “Voando pro Pará” da Joelma, que virou hit nas redes sociais no Brasil e no mundo. Gleice Garcia contou um pouco da origem indígena do Tacacá e comentou cada um dos ingredientes que compõe essa bebida.
O Tacacá representa a cultura indígena nortista do país e é muito apreciado em todos os estados amazônicos. Cada Estado da região norte tem uma maneira de fazer, e por isso, ele acaba sendo tão valioso culturalmente e seu preparo sendo ensinado de geração em geração.
O Tacacá, prato de origem indígena, conquistou o paladar dos brasileiros e se destacou como a busca mais frequente no Google em 2023. Com raízes profundas na culinária amazônica, o Tacacá é uma sopa característica, preparada com tucupi (um caldo amarelo extraído da mandioca brava), goma de tapioca, jambu (uma erva regional que causa uma sensação única de formigamento na boca) e camarões secos.
A ascensão do Tacacá nas pesquisas reflete não apenas o crescente interesse dos brasileiros por sua própria herança gastronômica, mas também a valorização das tradições culturais e ingredientes locais. Esse prato emblemático não apenas alimenta, mas também conta a história das comunidades indígenas que o desenvolveram ao longo dos séculos e agora, graças ao sucesso da cantora Joelma, o Brasil conheceu o tacacá.
Prato de origem indígena Tacacá foi o prato mais pesquisada por brasileiros no Google em 2023