O aumento no número de casos positivos de coronavírus nos municípios do Baixo e Médio Amazonas motivou a Prefeitura de Barreirinha a se antecipar nos preparativos do sistema de saúde pública, para uma eventual incidência da doença. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) preparou o Hospital Coriolano Lindoso, para receber pacientes diagnotiscados com a Covid-19.
Mesmo sem caso registrado da doença, em mais de um mês de monitoramento contínuo, a Prefeitura de Barreirinha se adiantou, com a compra de cinco unidades de cápsulas de ventilação não invasivas e um monitor multiparâmetro. Os equipamentos foram montados na Unidade de Tratamento de Covid-19, em uma das alas do Hospital Coriolano Lindoso, na noite de quarta-feira (30).
As cápsulas são de modelo simples e têm eficiência na recuperação de pacientes com Covid-19, com menor tempo de internação clínica. O prefeito de Barreirinha anuncia que os equipamentos estão prontos para uso. “Quando soube da existência desses aparelhos, solicitei à minha equipe que buscasse alternativas para adquirir e implantar no nosso hospital”, ressalta Glenio Seixas.
Com as medidas preventivas, a partir do Decreto de Situação de Emergência na Saúde Pública, Barreirinha consegue manter os índices zerados da doença, desde o início da pandemia. “Nossa prioridade é proteger vidas. Rogo a Deus para que nenhum cidadão tenha necessidade de utilizar esse sistema, no nosso hospital de referência. As ações serão intensificadas, no mês de maio”, declara o prefeito.