Publicado
6 anos atrásno
Como forma de incentivar a sustentabilidade, por meio do reaproveitamento, a Prefeitura de Manaus dá início neste mês de janeiro à campanha de coleta de livros usados que serão doados, em abril próximo, durante a 5ª Feira de Livros do Parque Ponte dos Bilhares. A feira já integra o calendário de eventos do parque e consegue doar todos os anos milhares de títulos a pessoas que se interessam pela prática da leitura e a troca de conhecimentos. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e tem como madrinha a presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro. A iniciativa conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
No ano passado, a feira conseguiu o recorde de 8,2 mil livros arrecadados. A previsão é de que este ano a arrecadação supere a anterior. “Compartilhar conhecimento e propagar o lúdico também é ser solidário. Por isso, me encanta ser madrinha da Feira de Livros mais uma vez. Que em 2019 possamos arrecadar mais títulos e permitir que um número maior de pessoas tenha acesso ao fascinante e necessário mundo dos livros”, afirmou a primeira-dama, Elisabeth Valeiko. Quem tiver livros em casa e queira doar, já podem fazer a entrega a partir da próxima segunda-feira, 7/01, na administração do Parque Ponte dos Bilhares, situada na segunda etapa, com acesso pela Constantino Nery. Nas próximas semanas, novos pontos de arrecadação de livros serão informados. O evento conta também com a parceria de instituições de ensino privadas que, além de montarem postos de coleta nas suas sedes, participaram da feira com atividades realizadas por alunos e professores.
A Feira de Livros dos Bilhares acontece em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril, e ao Dia Internacional do Livro, 23 de abril. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, além de estimular a leitura, a feira é também um exemplo de sensibilização ambiental. “Ao compartilharmos um livro ou um objeto, ao invés de descartá-lo, estamos estimulando e vivenciando na prática a sustentabilidade”, afirmou o secretário. O evento também conta com a parceria da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Casa Militar, Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab) e Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe). Durante a feira, os livros são distribuídos gratuitamente. Cada pessoa tem direito de levar para casa até dez títulos.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
David Almeida libera tráfego na Mário Ypiranga após obra de drenagem em tempo recorde
Prefeitura de Manaus avança na obra de drenagem com instalação de aduelas na Mário Ypiranga
Desfile, dança e música marcam encerramento das Olimpíadas da Terceira Idade em Manaus
Espírito Natalino toma conta da Ponta Negra com Parada Natalina da Prefeitura
Prefeitura de Manaus homenageia recém-aposentados em programa de acolhimento da Manausprev
Parada Natalina da Prefeitura encanta 10 mil pessoas na Zona Leste de Manaus