Caminhando a passos largos para garantir que as sujeiras urbanas não sejam despejadas no Rio Negro, a Prefeitura de Manaus tem reforçado seu compromisso ambiental com instalações de diversas ecobarreiras ao longo dos igarapés de Manaus. Dessa vez a instalação da nova ecobarreira foi no Igarapé São Francisco, em Petrópolis, zona sul de Manaus.
Com a instalação desta nova ecobarreira, a Prefeitura reforça as ações de limpeza e preservação dos igarapés e de conter a poluição por resíduos sólidos nos corpos d’água locais.
As ecobarreiras funcionam como dispositivos de retenção de detritos flutuantes, como plásticos e garrafas, antes que possam contaminar ainda mais os rios e igarapés da região. Essas estruturas não apenas ajudam a preservar o ambiente natural, mas também beneficiam diretamente os moradores locais, garantindo água mais limpa e ecossistemas mais saudáveis.
A iniciativa é parte de um plano maior da gestão municipal para expandir a rede de proteção em todos os igarapés da capital amazonense, contribuindo para um futuro mais sustentável e alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O secretário da Semulsp, Sabá Reis, enfatizou a importância das ecobarreiras como uma solução prática e eficaz para a preservação ambiental em Manaus. Além de cumprir com as políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança (ESG), a instalação dessas barreiras demonstra o compromisso da administração municipal em mitigar os impactos negativos da poluição nos recursos hídricos da cidade.
Ecobarreira no igarapé São Francisco, localizado no bairro Petrópolis, zona Sul