Turismo no Amazonas
Principais Pontos Turísticos de Boca do Acre

Publicado
8 anos atrásem
Por
Jussara Melo
Localizado há 1.030km de distância da capital Manaus, a cidade de Boca do Acre é recortada por muitos cursos d’água que encantam moradores e visitantes, além de possuir uma flora riquíssima, com destaque principalmente para a seringueira (hévea brasiliensis), e a castanha (bertholettia excelsa).
Cidade pacata e tranquila, banhada por dois importantes rios o rio Acre e o rio Purus, inclusive, a origem do nome vem do fato de que a cidade se localiza na foz do rio Acre, no rio Purus.
As terras que constituíam o município de Boca do Acre, antes da chegada do homem civilizado, era habitado pelos índios Capanas e Aripuanãs. E por se encontrar em meio a selva amazônica, a sua fauna é também muito importante, onde sobressai peixe de várias espécies como pirarucu, tambaqui, etc., e animais silvestres, como: onças, caititus, queixadas e outros.
Euclides da Cunha já havia dito um pouco sobre essa beleza de local, quando escreveu “O que sobremaneira impressiona no Alto Purus, demarcado oficialmente a partir da boca do Acre, é o espetáculo da terra profundamente trabalhada pelo indefinido e incomensurável esforço dos formadores do rio…” – Euclides da Cunha – “Um Paraíso Perdido: reunião de ensaios amazônicos” (1976)
Os principais atrativos turístico do município Boca do Acre são:
A orla do Rio Purus é sem dúvida o ponto mais encantador de quem visita a cidade de Boca do Acre. Nela, é possível ver a imensidão do Rio Purus. O rio Purus que pela sua imponência, pelas belas paisagens que proporciona ao visitante, constitui certamente uma atração turística, com destaque para a desembocadura do rio Acre, fator natural que justifica o nome do município, uma vez que a cidade nasceu na confluência dos rios Acre e Purus.
Outro espetáculo que também se deve ver é o Lago Novo, um ecossistema que nasceu fruto de um fenômeno chamado “sacado”, onde uma curva do rio é diminuída mudando o curso e anulando o trajeto que antes era feito. O trajeto que fora excluído naturalmente torna-se uma gigantesca piscina natural

Lago Novo – Boca do Acre (AM)
Um braço do rio Purus que ficou para trás. / Foto : Nattércia Damasceno
Outro atrativo turístico, é o Festival de Praia de Boca do Acre que é sem dúvida a maior festa de Boca do Acre e da Calha do Purus. O Festival ocorre normalmente no período de agosto e setembro nas areias da Praia do Gado, com um tradicional luau. Como em outros festivais pelo Amazonas, ocorrem as atrações de palco e desfiles das candidatas ao título de Garota Verão.
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤

Você Poderá Gostar
IBAMA flagra rio de sangue após frigorífico despejar sangue de boi em igarapé!
Vídeo: Homem chupa picolé açaí e encontra perereca dentro, no Amazonas
No interior do Amazonas, irmão posta foto sorridente ao lado do corpo do irmão morto
No AM: Alunos de Boca do Acre são destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática
Governador Wilson Lima anuncia investimentos em infraestrutura de Boca do Acre
Governador Wilson Lima assina convênios de R$ 36,7 milhões para investimentos no interior do Amazonas