Publicado
3 anos atrásno
Manaus não para de crescer. Nos últimos dez anos, a população aumentou em mais de 25,5%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E para acompanhar o ritmo acelerado de crescimento, a concessionária Águas de Manaus está investindo mais de R$ 105,6 milhões na ampliação e modernização do abastecimento com água tratada para vários bairros da capital, por meio do projeto ‘+ Águas’.
Valparaíso, Santa Etelvina, Alvorada, Aleixo, Armando Mendes e São José serão os próximos a receber as melhorias do projeto. Outros bairros estão com obras em pleno andamento, entre eles, a comunidade do Coliseu, na zona Leste, que recebe uma estrutura moderna com mais de 15 mil metros de tubulações para abastecer mais de 18 mil moradores com água tratada.
Moradores da Cidade Nova, Parque São Pedro, Monte das Oliveiras, Cidade de Deus e José Bonifácio, todos na zona Norte de Manaus, já sentem as melhorias. Nos últimos dois meses, mais de 6 km de rede foram implantadas. “Por vários anos sofremos com falta de água, mas graças a Deus, hoje temos água 24 horas e somos gratos por termos sido escutados pela concessionária”, disse Antelmo Cardoso, que há 20 anos mora no bairro José Bonifácio.
Até 2023, mais de 30 áreas da cidade, entre conjuntos e novos bairros, receberão as obras de criação de infraestrutura de água. E terão sido implantadas mais de 260 km de novas redes de água, melhorando a vida de mais de 236 mil manauaras. Iniciativas que garantem o controle de qualidade, gestão energética, redução de perdas e água abundante na casa das famílias.
VULNERÁVEIS – A concessionária também tem tido um olhar diferenciado para os moradores em situação de vulnerabilidade. Pela primeira vez, pessoas que antes não recebiam o serviço agora, além de água na torneira, recebem dignidade com um comprovante de residência, além da Tarifa Social, que atualmente atende a mais de 70 mil famílias com um desconto de 50% do valor da conta de água.
Como avanços e investimentos contínuos para a melhoria do saneamento na capital amazonense, o diretor-executivo da Águas de Manaus, Diego Dal Magro, ressalta que a atuação da empresa não se resume a infraestrutura, mas também em saúde e dignidade para a população.
“Manaus é referência no Brasil por suas iniciativas e no saneamento demos um passo importante, em como atender essas áreas vulneráveis, com soluções de infraestrutura e na relação direta com a sociedade. Com isso, estamos investindo na ampliação e modernização do abastecimento com água tratada. Mais de 100 quilômetros de novas redes foram construídos em comunidades com suas próprias dinâmicas e rotinas. Mas ainda temos desafios, entre eles, nas zonas Leste e Norte que recebem obras de extensão e melhorias, e que vai causar impacto no desenvolvimento e principalmente em saúde preventiva e minimizar de forma expressiva, doenças hídricas”, pontuou.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Plano de Expansão 2025: Ageman e Conselho de Regulação analisam obras de água e esgoto em Manaus
Ageman notifica Águas de Manaus por falhas em recomposição asfáltica em obras de esgoto
Rompimento de adutora leva Ageman a cobrar explicações e possível nova multa à Águas de Manaus
Procon Manaus celebra 1º ano com sucesso da campanha “Zera Dívida”
Manaus sem água: Moradores sofrem com falta d’água após rompimento de adutora
Águas de Manaus é multada em R$ 420 mil por rompimento de adutoras!