Publicado
4 anos atrásno
As plantas frutíferas podem ser plantadas em vasos e produzir saborosos frutos da mesma forma que acontece no plantio no solo. A única diferença é que no plantio em vasos o solo deverá ser mais estruturado nutricionalmente do que no cultivo tradicional. E a reposição nutricional deverá acontecer durante várias vezes no ciclo de cultivo da planta. Confira algumas dicas
O projeto Minicursos On-Line, da Prefeitura de Manaus, ensina como fazer o plantio de espécies frutíferas em vasos. A videoaula é conduzida pela engenheira florestal Conceição Vargas, gestora do Viveiro Municipal, administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
Gravada no próprio Viveiro Municipal, onde são produzidas as mudas de espécies frutíferas, ornamentais e medicinais, destinadas à doação à população, a videoaula ensina na prática o plantio de uma amoreira, assim como mostra outras espécies que podem ser plantadas em vasos, como pés de acerola, pitanga, jabuticaba, marmelo e até manga. “Muita gente pode pensar ser impossível, mas pode-se ter dentro de casa uma árvore frutífera desenvolvida e dando frutos. Tudo vai depender dos cuidados e o manejo das raízes”, explica a engenheira Conceição Vargas. Segundo ela, em algum momento, pode ser necessária a troca de vasos ou, se preferir, a transferência para o solo.
Na videoaula, a engenheira florestal realiza o plantio da amora em um vaso de 15 quilos, mas a depender da espécie podem ser utilizados outros tamanhos. Ela adverte ainda sobre a necessidade de irrigação, luz solar e os cuidados para se evitar o risco de proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti nos pratos, geralmente utilizados para reter a água embaixo dos vasos.
A técnica lembra que, desde o início da pandemia do novo coronavírus, o trabalho de distribuição de mudas, feito por meio do projeto Pedágio Ambiental e nos pontos fixos de doação, está suspenso. “Tão logo sejam retomadas as atividades presenciais, a doação de mudas voltará a acontecer sem riscos aos servidores e à população em geral”, esclarece.
O projeto Minicursos On-Line disponibiliza uma videoaula gratuita, abordando um tema de interesse ambiental. Lançado em junho de 2020, o projeto já conta com milhares de visualizações.
A intenção é estender o projeto até o final do ano, com um total de 40 videoaulas publicadas. Os conteúdos são disponibilizados pelas redes sociais da Semmas (Facebook, Instagram, YouTube e site semmas.manaus.am.gov.br) e pelo canal da Prefeitura de Manaus no YouTube.
Confira como plantar mudas frutíferas em vaso:
https://www.facebook.com/SemmasManaus/videos/287244679012105
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Prefeitura de Manaus inicia campanha do ‘Novembro Azul’ com foco no autocuidado e saúde integral do homem
Com apoio do programa ‘Manaus Olímpica’, equipe sub-16 de basquete é campeã invicta em Roraima
Atleta amazonense brilha em campeonato nacional com apoio da Prefeitura de Manaus
David Almeida e Renato Junior anunciam construção de Hospital Dia e Cidade do Autista no primeiro ano de mandato
Prefeitura de Manaus e motociclistas por aplicativo avançam em discussões sobre regulamentação da categoria
Feira do Tururi 2024 encerra com sucesso, celebrando a cultura amazônica e o aniversário de Manaus