Para divulgar e difundir a cultura e ritmos da Amazônia, dia 29, às 16h, será realizada a Oficina, online e gratuita, ‘Ritmos amazônicos’ que abordará os ritmos como o Gambá, Marabaixo, Batuque do Curiaú, Carimbó, e Marambiré. A Oficina será ministrada pelo músico percussionista Tércio Macambira contará com a participação dos bateristas Yuri Lima e China Alter do Chão.
A inscrição para a oficina é gratuita e é destinado ao público que tem interesse em conhecer mais sobre percussão e sobre a cultura da Amazônia. A Transmissão será pelo seu canal no Youtube e Facebook: http://facebook.com/tercio.macambira
Segundo o percussionista Tércio Macambira, a oficina contará com a explicação e demonstração dos ritmos com instrumentos genuínos de percussão e com as adaptações para a bateria. “Além das demonstrações com os instrumentos, também será abordado a origem histórica e cultural de cada ritmo abordado para contextualizar cada ritmo”, explica o músico, que também é professor no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro.
Para Macambira, é necessário uma maior divulgação da diversidade dos ritmos da Amazônia para que esta cena cultural tenha continuidade. “Mesmo diante dessa riqueza, as produções musicais locais exploram pouco esses ritmos do norte, o que causa não apenas desconhecimento dessa cultura, mas pode ocasionar o esquecimento”, comenta.
A Oficina ‘Ritmos amazônicos’ tem o apoio da prefeitura de Manaus e do Governo Federal, por meio do Prêmio Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanck.
Tércio Macambira / Divulgação
Músicos
Tércio Macambira, responsável pela Oficina, é músico, percussionista, professor no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro e pesquisador na Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Natural da cidade de Maués, possui vasta experiência com os ritmos regionais, atua na cena Manauara desde 2010 onde trabalha com renomados artistas. Macambira é músico integrante da Orquestra de Violões do Amazonas e lidera o grupo Gambá Maroaga.
Yuri Lima, um dos convidados, é músico baterista, e tua como percussionista da Amazonas Filarmônica. É professor dos cursos de bateria e percussão do Liceu de Artes e Ofícios “Cláudio Santoro”. Possui Licenciatura em Música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Pós graduação em Docência do Ensino Superior pela Uninorte – AM. Foi finalista (3º lugar) do concurso V-Drums Contest 2011 pela empresa ROLAND. Acompanhou músicos como Sebastião Tapajós, Yamandú Costa, Ney Conceição, e Celdo Braga.
Instrumentos Amazônicos / Tércio Macambira / Divulgação
O Outro convidado é Ronalto Alves de Jesus, conhecido como China que é autodidata e toca profissionalmente desde os 19 anos. Participou de vários festivais de música, e seu primeiro trabalho gravado foi em 1985, quando participou da coletânea “Nossa Música”, como integrante da banda Transcendental. Em 1991, ingressou na Banda Carrapicho, onde obteve reconhecimento internacional, e excursionou por vários países da Europa e América do Sul, bem como em todo o Brasil, o que lhe rendeu 11 prêmios desde disco de ouro, platina e platina duplo, com uma vendagem de 6 milhões de discos no mundo inteiro. Em 2011 ingressou na Orquestra Big Manaus Band. Em 2013, integrou a OBA- Orquestra de Beiradão do Amazonas e em 2014, integrou o grupo Cordão do Marambaia. China gravou vários CD’S do Boi Caprichoso, bem como o DVD de 2013. Gravou o DVD do David Assayag, CD’S do Nícolas Jr., CD da Márcia Siqueira, CD’S do Cileno, Imbaúba, entre vários outros.
A inscrição para a Oficina de Ritmos amazônicos é online e gratuita e abordará ritmos do Norte do Brasil como: Marabaixo, Batuque do Curiaú, Gambá, Carimbó, Marambiré e Toada. Acesse a inscrição aqui
Ritmos Amazônicos / Divulgação