Roberto Cidade anuncia que no dia 7 de junho o DNIT/AM deve prestar esclarecimentos na Aleam - No Amazonas é Assim
Connect with us
Manaus, AM, quinta, 24 de abril de 2025

Política

Roberto Cidade anuncia que no dia 7 de junho o DNIT/AM deve prestar esclarecimentos na Aleam

Publicado

em

Após mais de 10 convites para que o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Amazonas, Luciano Moreira de Souza Filho, prestasse esclarecimentos aos deputados estaduais quanto à recuperação das pontes que colapsaram sobre os rios Autaz Mirim e Curuçá, na BR-319, o representante do órgão respondeu, via ofício, que irá à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Conforme informação repassada nesta quinta-feira, 25, pelo presidente da Casa, deputado estadual Roberto Cidade (UB), a sugestão do superintendente é que a prestação de contas ocorra no dia 7 de junho.

“O representante do DNIT no Amazonas respondeu ao nosso convite e sugeriu vir a esta Casa para responder aos nossos questionamentos a respeito das pontes que caíram na BR-319 e que estão deixando a população sem o direito de ir e vir. Já informei ao presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade da Aleam, deputado Carlinhos Bessa, sobre o ofício e pedi para vermos se faremos uma reunião no plenário ou no seio da comissão”, falou o deputado presidente.

No ofício nº 92649/23, o DNIT, afirma que: “o Eng. Civ. Sr. Luciano Moreira de Souza Filho, Superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, em resposta ao convite para apresentar cronograma das obras e demais informações quanto à recuperação das pontes que colapsaram na rodovia federal BR-319/AM, em 2022, sugerindo que a presente reunião seja realizada no dia 07/06/23 (quarta-feira) na parte da manhã”.

O DNIT é o órgão responsável pela manutenção das rodovias federais em todo o país e, ainda no ano passado, assinou contrato no valor de R$ 24.855.138,97, com dispensa de licitação, para a realização dos serviços para construção da ponte sobre o rio Curuçá. O contrato prevê a demolição das estruturas, remoção do entulho e construção de novas obras. No entanto, não há clareza quanto ao cronograma das atividades previstas.

Prejuízos à população

O impasse quanto às obras nos trechos têm prejudicado a população. Conforme vereadores e representantes dos municípios diretamente impactados pelos desabamentos das pontes – Autazes, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Nova Olinda do Norte e Manaquiri -, que estiveram na Aleam em busca de apoio quanto à recuperação das pontes, em 30 dias, pelo menos 120 mil pessoas circulam pela BR-319.

“Vereadores dos municípios diretamente afetados pela queda das pontes estiveram nesta Casa nos falando dos prejuízos à população e posso garantir que os legisladores estão unidos para que se possa começar a encontrar uma solução. Esse transtorno pode se arrastar por muitos anos se não encarado com seriedade imediatamente”, reforçou Cidade.

A ponte sobre o rio Curuçá, localizada no quilômetro 23, da BR-319, no município do Careiro da Várzea, desabou no dia 28 de setembro de 2022, deixando quatro mortos e outras 14 pessoas feridas. Logo depois, no dia 8 de outubro, a ponte Rio Autaz Mirim, no quilômetro 25, também cedeu, mas sem feridos.

Roberto Cidade anuncia que no dia 7 de junho o DNIT/AM deve prestar esclarecimentos na Aleam – Imagem: Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo ?...

Curta a gente no Facebook

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações