A abertura do Rock in Rio foi marcada por um compromisso de resgatar uma área de cerca de 30 mil hectares, ou 73 milhões de árvores. Garis recolhem 177 toneladas de lixo no final do evento de rock.
No último domingo (17/9) a cantora norte-americana Alicia Keys convidou ao palco a líder indígena e representante da Articulação dos Povos Indígenas no Brasil (Apib), Sonia Guajajara, para falar dos ataques à Amazônia promovidos pelo governo de Michel Temer.
O ‘Fora Temer’ também foi entoado por diversas vezes, notadamente quando a modelo internacional Gisele Bündchen lançou a campanha global Believe, uma proposta com soluções para questões sociais e ambientais.
Porém triste é ver que após os shows, a plateia, teoricamente entusiasmada e simpatizante da ideia, foi incapaz de juntar o próprio lixo, destoando qualquer iniciativa voltada para uma proposta de preservação ambiental.
Ao todo, 120 garis participaram da limpeza na manhã de segunda (18), que contou com a ajuda caminhões coletores, varredeiras mecânicas, sopradores e carros-pipa. Durante os três dias do evento, 85 pessoas foram autuadas por jogarem lixo no chão e outras 21 por urinarem em vias públicas.
Imagem: Comlurb/Divulgação