Sábado amanhece com triste notícia. Morreu no Rio de Janeiro aos 63 anos a atriz e humorista Cláudia Jimenez. Personalidade marcante, a atriz ficou nacionalmente conhecida pelos papéis de destaque no número de comédia da TV Globo, ela fez a personagem Dona Cacilda na ‘Escolinha do Professor Raimundo’ e também teve muito destaque no seriado “Sai de baixo”. A atriz estava internada no Hospital Samaritano, no bairro Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
De acordo como portal de notícias G1, a causa da morte não havia sido divulgada por familiares da atriz, mas uma série de problemas de saúde ao longo das últimas três décadas podem ter contribuído com o óbito; na década de 1980, descobriu um tumor maligno no mediastino, localizado atrás do coração.
Realizando radioterapia, conseguiu se curar, mas sofreu com lesões nos tecidos do coração, resultando em uma série de medidas nos anos posteriores para sanar os problemas. O veículo trilha que a primeira cirurgia ocorreu em 1999, onde instalou cinco pontes de safena. Em 2012, substituiu uma válvula aórtica por uma sintética para facilitar o bombeamento sanguíneo e, por fim, em 2014, instalou um marca-passo.
Recorde de quadro ‘As Meninas’ (1656), do pintor espanhol Diego Velázquez – Foto por Museo Nacional del Prado pelo Wikimedia Commons
‘As Meninas’
O detalhe misterioso e despercebido em ‘As Meninas’, de Velázquez
Carreira marcante
Conhecida pelo jeito desinibido, estreou na televisão na série ‘Malu Mulher’, da TV Globo, em 1979, mas logo foi transferida para compor o elenco de grandes sucessos do humor na emissora carioca, compartilhando tela com os Trapalhões, Jô Soares e Chico Anysio. Na década de 1990, se consagra em dois papéis; Cacilda, na ‘Escolinha’, e Edileuza do Espírito Santo, na sitcom ‘Sai de Baixo’.