Saiba a história por trás da foto dos Militares Revistando Crianças no Rio de Janeiro - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quinta, 21 de novembro de 2024

Brasil

Saiba a história por trás da foto dos Militares Revistando Crianças no Rio de Janeiro

Publicado

no

Após o Governo Federal, decretar Intervenção Federal na área de segurança pública do Rio de Janeiro, uma foto ganhou força na internet principalmente nas redes sociais Facebook e grupos de Whatsapp. Com a intervenção as Forças Armadas assumiram a responsabilidade do comando das Polícias Civil e Militar no estado e estão atuando diuturnamente na cidade maravilhosa para restabelecer a paz.

Origem da foto na qual militares revistam crianças Reprodução/Acervo Jornal O Globo

Origem da foto na qual militares revistam crianças
Reprodução/Acervo Jornal O Globo

A imagem, que ganhou força durante esta semana, mostra militares fortemente armados revistando crianças pequenas que vestem uniforme escolar. Junto a ela a seguinte legenda: “Isso não pode ser real, é surreal. A pior imagem que você vai ver hoje. O exército brasileiro humilhando crianças.” Em apenas um perfil no Facebook, já são quase 54 mil compartilhamentos e mais de 17 mil comentários em poucos dias.

A foto, no entanto, é de 1994. De autoria da fotógrafa Márcia Foletto e inclusive foi capa do jornal O Globo em 23 de novembro daquele ano. As crianças foram fotografadas em uma das entradas da favela Santa Marta, em Botafogo e chegaram a dar entrevistas ao jornal.

Origem da foto na qual militares revistam crianças Reprodução/Acervo Jornal O Globo

Origem da foto na qual militares revistam crianças
Reprodução/Acervo Jornal O Globo

A legenda original da foto dizia o seguinte: “Soldados revistam escolares num dos acessos ao Dona Marta para descobrir se alguns deles estão sendo enganados e usados para transportar drogas”. Na ocasião, o comandante da operação, general Câmara Senna, afirmou que era impossível evitar um ou outro excesso. “Não somos um batalhão de assistentes sociais”, disse.

No dia seguinte à publicação da foto, O Globo fez uma reportagem com alguns dos meninos identificados na imagem. Iuri Edmar de Souza da Silva, então com 9 anos e aluno da 1ª série do Ensino Fundamental, disse que estava ajudando a avó a vender cachorros-quentes e que já havia sido revistado por militares. “Não acho certo. Nem me disseram porque estavam mexendo nas minhas coisas. Pior é que, se voltarem, vão fazer tudo de novo”.

Carlos Alexandre Oliveira Fernandes, então com 11 anos, disse que já havia sido revistado – não pelo Exército, mas pela Polícia Militar. “Melhor ser revistado pelo Exército que pela PM. Os policiais dão cascudo na gente”, contou o menino.

NoAmazonasEAssim-OGlobo

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações