Na tarde desta terça-feira (17), por 44 votos contra 26, o Plenário do Senado derrubou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de afastar o senador Aécio Neves (PSDB-MG) do mandato e mantê-lo em recolhimento noturno.
Dos três senadores que compõem a bancada do Amazonas no Senado, dois votaram pró-Aécio; Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (PMDB).
Já a senadora Vanessa Grazziottin (PCdoB) não compareceu a sessão. A assessoria de imprensa da parlamentar informou que a mesma encontra-se na Rússia participando do Fórum Parlamentar dos Brics junto a outros seis senadores.
Nenhum dos dois parlamentares do Amazonas presentes fez qualquer pronunciamento. No PSD do senador Omar Aziz, o senador Otto Alencar (PSD-BA) foi quem deu a indicação pelo partido, liberando a bancada.
No PMDB de Braga, o líder Raimundo Lira (PMDB-PB), orientou a bancada a votar contra o afastamento, ou seja, a favor de Aécio.
Antes da votação do Plenário, o senador Aécio Neves enviou uma carta aos parlamentares. Ele pediu o apoio dos colegas e disse estar sofrendo uma “trama ardilosamente construída”. Aécio escreveu:
“Talvez você possa imaginar a minha indignação diante da violência a que fui submetido e o sofrimento causado a mim, à minha família e a tantos mineiros e brasileiros que me conhecem de perto em mais de trinta anos na vida pública”.
Com a decisão desta terça-feira, Aécio já pode retornar às atividades parlamentares.
Os senadores Eduardo Braga e Omar Aziz votam a favor de Aécio ; Vanessa, se ausenta / Divulgação