Na manhã desta terça-feira (26) a Prefeitura Municipal de Tefé, município distante 525km de Manaus, divulgou o vídeo em que o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Curi Hallal, pede desculpas pelo erro nos dados divulgados à impressa que afirmavam que a cidade de Tefé teria 210 mil habitantes e que 42 mil pessoas teriam sido contaminadas pelo novo coronavírus.
O estudo afirmava que, entre as 133 cidades do país, o segundo resultado mais alto teria sido observado em no município de Tefé, onde estimava-se que 41 mil de 210 mil habitantes do município estão ou já estiveram com o novo coronavírus, e que 19,6% da população já tenha anticorpos para o coronavírus.
O reitor, que é o Coordenador da Pesquisa sobre o novo coronavírus no Brasil, esclareceu que houve um erro nos dados divulgados na mídia sobre a cidade de Tefé no Amazonas, pois na verdade a cidade possui 62 mil habitantes e não 210mil como afirmava a pesquisa. Porém, o percentual informado na pesquisa está correto.
“ Na verdade o percentual da população com coronavírus, ou seja que tem ou que já tiveram a doença em Tefé está correto, é quase 20%, o erro foi quando extrapolamos isso para a população da cidade, o resultado correto é que a estimativa da pesquisa é que 12 mil dos 60mil habitantes de Tefé tem ou já tiveram coronavírus, esse é o número correto, a gente pede desculpas pelo equívoco, já fiz questão de dizer isso ao prefeito municipal, que aliás me recebeu de forma muito respeitosa e carinhosa, fica o agradecimento ao prefeito Normando, muito obrigado,” declarou Pedro Hallal.
Ainda de acordo com o estudo, entre as 15 cidades do Brasil com com maiores prevalências, três são do Amazonas. Depois de Tefé, Manaus aparece em quinto lugar, com 12,5%, além de Parintins, como o décimo maior índice, com a estimativa de que 5,0% da população já tenha sido contaminada.
Três cidades do AM entre as 15 cidades do Brasil com com maiores prevalências da Covid-19
Tefé – 19,6%
Manaus – 12,5%
Parintins 5%
Confira o vídeo de retratação:
https://www.facebook.com/prefeituratefe/videos/973070856442835/
Imagem: Divulgação – Prefeitura de Tefé