Traficantes obrigam ialorixá de 80 anos a destruir terreiro de candomblé - No Amazonas é Assim
Se Conecte Conosco
Manaus, AM, sábado, 31 de janeiro de 2026

Brasil

Traficantes obrigam ialorixá de 80 anos a destruir terreiro de candomblé

Publicado há

em

Na última quinta-feira (11) traficantes atacaram um terreiro de candomblé localizado no bairro Parque Paulista, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Traficantes obrigam ialorixá de 80 anos a destruir terreiro de candomblé – Imagem: Divulgação

Os bandidos invadiram a casa, que funciona há mais de 50 anos, e obrigaram a sacerdotisa de 80 anos, responsável pelo espaço, a destruir todos os símbolos que representavam os orixás.

Armados, os traficantes ainda ameaçaram voltar ao local para atear fogo no terreiro. O caso foi registrado na Delegacia de Combate a Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) e corre em sigilo. Equipes já estão em diligências para tentar levantar informações e identificar responsáveis pelo crime.

O representante da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) do estado, Ivanir dos Santos, diz que casos como este aumentaram não só na Baixada Fluminense, mas também na Região dos Lagos e na Zona Norte do Rio.

“Nós temos hoje mais de 200 casas ameaçadas, onde algumas pessoas foram expulsas e outras casas quebradas. Nós conversamos com o Ministério Público e o governador [Witzel], ele ficou de marcar uma plenária conosco em que todas as religiões estavam presentes e as vítimas, e com a sua equipe de segurança, tomar medidas concretas. Não foram tomadas até o dia de hoje”, informou Ivanir.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos informou que a representante do templo religioso registrou a ocorrência na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância , acompanhada pela equipe da pasta. Ela também foi atendida pelos técnicos da secretaria para dar continuidade ao atendimento e o encaminhamento do caso para outros órgãos públicos.

Ivanir informou que uma caminhada pela liberdade religiosa está marcada para o próximo domingo (14).

Advertisement
Deixe seu comentário aqui embaixo

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Continue Reading
Advertisement Confira as últimas notícias do TCE-AM

Youtube – No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações