Publicado
1 ano atrásno
Por
Jussara Melo
O brasileiro condenado à prisão perpétua que fugiu da cadeia nos Estados Unidos, Danilo Cavalcante, foi capturado nesta quarta-feira (13/9), anunciou a polícia da Pensilvânia. A captura acontece no 14º dia das buscas, que envolveram uma megaoperação com 500 policiais, participação do FBI e fechamento de escolas e parques.
Danilo, que matou a facadas uma ex-namorada e escalou as paredes da prisão para fugir, conseguiu caminhar por 38 Km, roubar uma van e um rifle e trocar tiros com um morador.
Danilo Cavalcante, condenado por matar a ex-namorada Débora Evangelista Brandão, estava foragido desde 31 de agosto, quando conseguiu escapar da prisão escalando paredes (leia mais abaixo).
“A captura de Cavalcante dá fim ao pesadelo das duas últimas semanas, e agradecemos a cada um dos policiais regionais, estatuais e federais que saíram às ruas em todas as condições, dia e noite”, declarou a polícia do condado de Chester, na Pensilvânia, em comunicado.
Em entrevista coletiva para detalhar a prisão, os investigadores afirmaram que durante a ação, ninguém ficou ferido e nenhum tiro foi disparado. As autoridades temiam a possibilidade de vítimas pelo fato de que o brasileiro estava armado. Danilo foi preso pouco depois das 8h no horário local (9h no horário de Brasília).
Câmeras térmicas identificaram um ponto onde se suspeitava que o brasileiro estava, embaixo de uma pilha de madeira. Cães de patrulha e policiais em terra confirmaram a hipótese, então Cavalcante foi preso em uma área de floresta perto do South Coventry, onde se suspeitava que ele estava na terça.
Neste momento, “ele tentou rastejar pela vegetação, levando o rifle roubado junto com ele”, disse o tenente-coronel George Bivens, que coordenou a megaoperação.
Policiais soltaram um dos cães farejadores que estavam na equipe. O animal deu uma “mordida leve” em Cavalcante, conseguindo assim pará-lo sem que disparos tenham sido feitos. Ele estava embaixo de uma pilha de madeira, e só se deu conta da presença policial quando já estava cercado.
O brasileiro chegou a ser atendido por um médico por conta da mordida após ser capturado, mas o ferimento foi leve, segundo a polícia. Os investigadores disseram que a Justiça agora vai decidir se a fuga implicará em uma pena adicional.
A polícia dos Estados Unidos recebeu críticas pela divulgação de fotos e vídeos onde dezenas de agentes aparecem orgulhosos e comemorando a captura de Danilo. Nos registros, o criminoso aparece algemado, com os agentes do FBI e da polícia ao redor.
Os registros foram feitos no momento em que a força-tarefa para prender o brasileiro conseguiu cumprir a missão de capturar o foragido. “Aqueles homens e mulheres trabalharam incrivelmente duro em algumas circunstâncias muito difíceis, eles estão orgulhosos de seu trabalho” afirmou o tenente-coronel George Bevins, da polícia do estado da Pensilvânia, ao ser questionado sobre a foto em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira.
“Não estou nem um pouco incomodado com o fato de terem tirado uma fotografia com ele sob custódia” acrescentou o tenente-coronel.
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Vídeo: Thais Carla se pronuncia sobre vídeo íntimo viralizado na internet
Confira os planos de ação da Águas de Manaus que evitaram desabastecimento em decorrência da maior estiagem já sofrida em Manaus
Tudo no capricho : Cenários da 2ª etapa do parque Amazonino Mendes ganham animais gigantes construídos pela prefeitura !
Vídeo: Inconformado em ser vice, técnico de time de futebol de Maués quebra o troféu de 2º lugar durante premiação
Confira o mapa brasileiro da distribuição da produção de açaí no Brasil em toneladas
Mirage Park promove doação de brinquedos em troca de passaporte grátis hoje (19/12)