Um vídeo que circula nas redes sociais onde mostra supostos traficantes entrando em uma igreja evangélica, durante um culto, tem viralizado na internet. No registro o grupo armado pede a um pastor orações antes de participar de uma guerra contra uma facção rival.
Vídeo: Traficantes armados entram em culto para pedir oração, entenda – Imagem: Reprodução
Porém após a repercussão das imagens, pastores afirmam que o vídeo se tratava de uma peça teatral. A filmagem aconteceu no dia 12 de junho em comemoração ao Dia do Pastor e foi encenada por integrantes da congregação do Ministério Tempo de Avivar, uma pequena igreja evangélica localizada no Morro do Borel, na zona norte do Rio de Janeiro.
Uma das pastoras da igreja falou que ficou sabendo da repercussão do caso, e que “a todo momento” mandam o vídeo para ela. A pastora afirmou ainda que a congregação não tem nenhuma preocupação com a divulgação das imagens: “Ficamos tranquilos, porque realmente foi uma peça e acho que não foi [divulgado] o vídeo todo”.
O pastor que aparece na filmagem é Alan Mendes, marido de Isa Cruz e também presidente da igreja. De acordo com ele, ambos sabiam que uma peça seria encenada naquele dia, mas não conheciam o teor do que seria apresentado, informou o portal UOL. Ele disse ainda que nunca achou que a chegada dos supostos traficantes fosse uma situação real.
“Não [achei que fosse real] porque eu sabia que era uma peça da igreja, só não sabia qual o tipo de peça que eles estariam apresentando. Eles me pegaram de surpresa, mas não me assustou porque eu sabia que era uma peça e conheço cada um e a característica de cada um que entrou na igreja. Eu conheço meus obreiros”, disse o pastor.
Além disso, o pastor Alan Mendes afirma que a arma exibida no vídeo era de paintball.