Publicado
2 anos atrásno
Você sabia que a gente respira com uma narina por vez? Isso acontece porque para abrir um lado do nariz a gente fecha o outro de forma automática. Isso chama-se o ciclo nasal e acontece várias vezes durante o dia, quem se responsabiliza por esse piloto automático é seu próprio corpo que infla o tecido com sangue.
Este processo é automatizado pelo sistema nervoso autônomo, o mesmo sistema que controla muitas coisas que nosso corpo faz sozinho, como a digestão e a frequência cardíaca. No nariz, este sistema controla o seu ‘ciclo nasal’, para que cada narina funcione de forma eficaz.
Você sabia que nosso nariz funciona um lado de cada vez? Essa sensação só fica clara para nós quando estamos doentes e ele “entope”. Porém nós estamos sempre respirando com mais força através de uma das nossas narinas. Durante o dia, os lados trocam e a outra narina entra em ‘modo de trabalho’.
Este processo é automatizado pelo sistema nervoso autônomo, o mesmo sistema que controla muitas coisas que nosso corpo faz sozinho, como a digestão e a frequência cardíaca. No nariz, este sistema controla o seu ‘ciclo nasal’, para que cada narina funcione de forma eficaz.
O ciclo nasal acontece várias vezes durante o dia. Para abrir um lado do nariz e fechar o outro, seu corpo infla o tecido com sangue, da mesma forma que faz com o pênis quando um homem tem uma ereção.
Em uma resposta a uma pergunta no site da rede americana de TV CNN, a pediatra Jennifer Shu explica como o ciclo funciona para uma pessoa que queria saber por que seu nariz parecia estar congestionado já há um mês. “A maioria das pessoas não percebe a obstrução alternada, a menos que tenha bloqueio prolongado de um ou ambos os lados do nariz, como os causados por um desvio de septo nasal, um resfriado, sinusite, pólipos nasais ou alergias”, aponta a especialista. Quando estamos doentes e realmente congestionados, o excesso de muco faz com que a narina que a narina que está recebendo menos ar pareça muito mais fechada do que a outra.
Em condições normais, diz Shu, o aumento do fluxo sanguíneo causa congestão em uma narina por cerca de 3 a 6 horas antes de passar para o outro lado. Também há um aumento do congestionamento quando se está deitado, o que pode ser especialmente notado quando a cabeça está virada para um lado.
Há pelo menos duas razões pelas quais o ciclo nasal acontece. Em primeiro lugar, ele faz com que nosso olfato fique mais completo. Moléculas de diferentes odores se degradam em taxas diferentes, e nossos receptores olfativos as captam de acordo. Alguns odores são mais fáceis de detectar e processar em uma corrente de ar de movimento rápido, o que é feito com a narina descongestionada, enquanto outros são melhor detectados na corrente de ar mais lenta, na narina congestionada.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Vídeo: Thais Carla se pronuncia sobre vídeo íntimo viralizado na internet
Confira os planos de ação da Águas de Manaus que evitaram desabastecimento em decorrência da maior estiagem já sofrida em Manaus
Tudo no capricho : Cenários da 2ª etapa do parque Amazonino Mendes ganham animais gigantes construídos pela prefeitura !
Vídeo: Inconformado em ser vice, técnico de time de futebol de Maués quebra o troféu de 2º lugar durante premiação
Confira o mapa brasileiro da distribuição da produção de açaí no Brasil em toneladas
Mirage Park promove doação de brinquedos em troca de passaporte grátis hoje (19/12)