Publicado
9 anos atrásno
Por
Jussara Melo
Nesta quarta-feira (24/02), uma sessão extraordinária definiria o destino do prefeito afastado do município de Iranduba, região metropolitana de Manaus.
A Câmara Municipal cassou, por unanimidade o mandato do prefeito Xinaik Medeiros (PTB), que está atualmente preso no Batalhão de Policiamento Especial (BPE), em Manaus, desde o dia 10 de novembro, pelo crime de corrupção.
A confirmação da cassação foi feita agora a noite, quarta-feira (24/02). A vice, Maria Madalena (PSDB), assume em definitivo o posto. Embora o ex prefeito deixe a prisão, ele está oficialmente destituído do posto de prefeito e perde com isso o foro privilegiado no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), passando a ser julgado pela comarca do município.
A comissão que decidiu pela cassação, foi composta pelos vereadores Raimundo Jarmison Azevedo (PTB), Salim da Silva Lima (PTB) e Antônio Muniz Viana (PP), presidente, membro e relator.
O pedido de cassação de Xinaik, foi baseado, nas denúncias de fraudes em licitação, lavagem de dinheiro, pagamento de propina e desvio de dinheiro público feitas pelo Ministério Público Estadual (MP-AM), na ‘Operação Cauxi’, que desarticulou uma suposta organização criminosa que atuava na prefeitura de Iranduba, segundo o presidente em exercício do Conselho de Cidadãos, Antonio Maia.
Segundo investigações do Ministério Público -AM, Xinaik Medeiros e o ex-secretário municipal de Finanças, David Queiroz Felix comandavam uma organização criminosa que saqueou os cofres do município de Iranduba.
Na denúncia apresentada contra os dois e mais 11 pessoas, entre servidores públicos e empresários, o MP-AM afirma que a sede da prefeitura funcionava como uma espécie de “QG” para negociar fraudes em licitações. Uma sala do prédio, que fica ao lado da Câmara de Vereadores e do Fórum de Justiça, era usada pelo secretário pelo grupo para acertar o pagamento de propinas e contratos superfaturados.
O rombo aos cofres públicos supera R$ 50 milhões entre os anos de 2013 a 2015.
O ex prefeito foi denunciado por participação em organização criminosa, crime de responsabilidade, fraudes em licitações, e lavagem de dinheiro. David Queiroz responde por organização criminosa, concussão, fraudes em licitação, lavagem de dinheiro e corrupção passiva.
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
No Amazonas: Candidato promete usar calcinha se tivesse menos de 30 votos, mas só consegue 18
Corpo de Bombeiros completa 5 dias de combate intenso aos incêndios em Iranduba, confira o vídeo:
O que saber antes de visitar a Cachoeira do Castanho em Iranduba
Responsáveis pela ONG “Pai Resgatando Vidas” são presos em Manaus em operação “O Pai tá off”
Vídeo: Barco fica a beira de uma tragédia em Furo do Paracuúba, no rio Solimões
As Feiras de Produtos Regionais da ADS retornam em Manaus a partir desta terça-feira (9)