Manaus
13ª Feira Municipal de Ciências tem edital lançado pela Prefeitura de Manaus

Publicado
1 mês atrásem
Por
Juliana Aguirre
Com o tema “O encontro das águas: das lendas à ciência amazônica”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira, 20/3, o lançamento do edital da 13ª Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental. O evento aconteceu no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, na sede da secretaria, localizado na rua Maceió, Parque 10 de Novembro.

Fotos – Ulisson Santos/Semed
A Semed tem ampliado o trabalho com educação científica em suas unidades de ensino, prova disso são os números crescentes de projetos aprovados para o Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam), saindo de 85 em 2020, para 153 em 2024, e na Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental, com um aumento constante na participação das unidades de ensino na feira, com quase 38 mil estudantes em 2024, sendo 47,1% maior que em 2023.
De acordo com a gerente interina da Gerência de Tecnologia da Semed, Aldemira Câmara, este ano, o objetivo é aumentar o número de projetos científicos e de tecnologia, que envolvam todas as disciplinas.
“Nossa meta este ano é ampliar a participação para 40 mil alunos e de 116 para 130 unidades de ensino. A ação serve para estimular a questão da tecnologia na educação, vinculado com objetivo final que é a prova Saeb e aprendizagem das crianças, além de valorizar professores que já fizeram e continuam fazendo essa história científica conosco. Este ano prometemos dar mais espaço para divulgar a ciência e tecnologia na educação”, finalizou.
A feira municipal abrangerá todas as categorias educacionais, desde creche até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), incluindo a Educação Especial e a Educação Escolar Indígena.
Revista Ciências em Rede
Ainda durante o lançamento do edital, a Semed apresentou o terceiro volume da revista “Ciências em Rede”, uma publicação dedicada à popularização científica, que busca disseminar conhecimentos relevantes dos professores e estudantes para a comunidade educacional. Também foram lançados os documentos que registram os trabalhos e contribuições dos participantes, além da divulgação do site que dá nome à revista, proporcionando um espaço on-line para o compartilhamento contínuo de conhecimentos.
Honrarias
Um dos docentes homenageados durante o lançamento oficial do edital da 13ª Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental de 2025 foi a professora Marsilena dos Santos, da Creche Maria da Anunciação Noronha Pinto. O trabalho científico da educadora faz parte dos 12 projetos destaques reconhecidos no ano de 2025. O projeto da Creche, com nome “Mesa de luz”, ainda foi destaque na capa da 3ª revista “Ciências em Rede”.
“Com essa honraria, por estarmos na capa desta revista é motivo de muita alegria para a Creche Maria da Anunciação Noronha Pinto. Nos sentimos reconhecidos e valorizados por todo trabalho que realizamos ano passado com esse projeto, que trabalhou a iniciação científica com crianças pequenas, com uma percepção voltada ao lúdico, a brincadeira, e trabalhando o protagonismo delas”, disse Marsilena.
Programação
O evento é composto por várias fases. Com o lançamento do edital é aberta a inscrição para a ‘Etapa Escola’, que acontece no período de 20/3 a 1º/08 e, em seguida, começa a ‘fase DDZ’, que vai de 4/8 a 12/9. A inscrição da 1º etapa pode ser feita pelo link https://forms.gle/ZZx97j7HKscAUmUw8. Outras informações podem ser obtidas no edital, por meio do endereço eletrônico: https://surl.li/scwszs.
Você Poderá Gostar
Prefeitura de Manaus promove palestra sobre Segurança do Paciente no Hospital Adriano Jorge
Mais de 36 mil alunos da rede municipal fazem simulado do programa Educa+Manaus
Prefeitura de Manaus reforça apoio ao Festival de Teatro do Amazonas em reunião com a Fetam
Gestão David Almeida ganha destaque nacional por avanços em sustentabilidade na Amazônia
UBS Silvio Santos realiza ação do Abril Verde com foco na saúde do trabalhador
Prefeito David Almeida reforça papel de Manaus na agenda climática no Encontro da Amazônia Legal