Publicado
2 anos atrásno
A amazônia é rica em alimentos saudáveis. Inclusive, uma das principais maneiras de se manter saudável é fazendo a Dieta Amazônica. Uma dieta rica em frutos amazônicos e que garante a longevidade. Do outro lado, existem vários alimentos que participam da nossa dieta alimentar e que precisamos estar atentos à forma como preparamos e manipulamos estes itens. Existem produtos que se forem mal preparados podem se tornar mortais para o ser humano.
Há diferentes razões para esse risco, como falta de limpeza dos itens com origem do campo, que podem vir com agrotóxicos em suas camadas superficiais. Contudo, há também alguns tipos de comidas, como raízes, que contêm substâncias que são naturalmente tóxicas ao nosso organismo.
É importante não criar pânico, mas estar atento às melhores práticas de manipulação dos alimentos, evitando qualquer acidente fatal. Conheça cinco alimentos amazônicos que se não forem bem preparados podem ser mortais.
Quem não é fã de batata frita? Ou purê de batata? Ou sopa de batata? Pratos com este ingrediente são abundantes e o nosso continente é rei neste assunto. Porém, o cuidado com sua manipulação é fundamental, como não consumi-la antes que esteja madura.
Sua folha, caule e broto contém glicoalcalóides, que podem causar diarreia, cãibras e, em grandes quantidades, levar à morte. Outro ponto a ficar atento no caso das batatas é se elas estão brilhando excessivamente, ou borbulhando como se estivessem fermentando. Batatas nestes casos devem ser jogadas fora.
Uma boa porção de mandioca, frita ou cozida, é um prato que poucas pessoas em sã consciência recusariam. E estão certas, já que é um alimento rico em carboidratos. No entanto, quem deseja prepará-la deve ficar atento, já que sua forma crua contém uma toxina que, se metabolizada no corpo, pode produzir cianeto – veneno poderoso capaz de matar uma vaca adulta na hora.
Por este motivo, é um alimento que não deve ser consumido cru em hipótese alguma. O ideal é descascá-la e deixá-la de molho por 24h antes de cozinhá-la. Conduzida de maneira adequada, é só alegria.
Com raízes na culinária indígena e tradicionalmente consumida no estado do Pará, a maniçoba é um prato tipicamente brasileiro. Feita com folhas de mandioca triturada (maniva), carne de porco, embutidos e defumados, ela é conhecida como a “feijoada sem feijão” dos paraenses.
Para preprará-la em segurança é necessário 7 dias de cozimento. Sete Dias? Sim, é que a maniva, a folha moída da mandioca (Manihot esculenta Crantz), é o principal ingrediente da maniçoba e costuma ser cozida por uma semana antes de ser consumida. Tantas horas de cozimento são fundamentais para retirar totalmente o ácido cianídrico da folha, por ser altamente tóxico e letal.
Carambola
Você sabia que a carambola é prejudicial? Pois é, especialmente aos pacientes com doença renal crônica. Apesar de ser rica em vitaminas e sais minerais, a fruta possui uma neurotoxina que não é eliminada pelos rins de pessoas com insuficiência renal.
Assim, a fruta que tem neurotoxinas que podem afetar o sistema nervoso e o cérebro, além da caramboxina pode ser uma bomba para pessoas com doenças renais. Por isso, mesmo naquelas pessoas que não possuem problemas renais, recomendamos que a ingestão de carambola seja feita com moderação ! Para pacientes em hemodiálise, transplantados ou aqueles com doença renal crônica, EVITE consumir carambola !
Por quê: as grandes glândulas venenosas que ficam espalhados pelo corpo do sapo-boi têm vários tipos de bufotoxinas que podem causar desde alucinações e envenenamento leve até a morte se consumido em grande quantidade.
Pode ser consumido? É contra-indicado, principalmente os mais jovens que não se reproduziram ainda, pois são mais letais.
Local mais comum dos incidentes: América Central, do Sul e África.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Maniçoba Paraense: Aprenda como fazer essa deliciosa iguaria!
Saiba como preparar um delicioso Caldo de Piranha para reenergizar as forças!
Sabores da Floresta: Uma Jornada Gastronômica pelas comidas típicas do Amazonas
Vídeo: Thais Carla se pronuncia sobre vídeo íntimo viralizado na internet
Confira os planos de ação da Águas de Manaus que evitaram desabastecimento em decorrência da maior estiagem já sofrida em Manaus
Tudo no capricho : Cenários da 2ª etapa do parque Amazonino Mendes ganham animais gigantes construídos pela prefeitura !