Publicado
3 anos atrásno
A chegada da puberdade traz consigo algumas preocupações para os meninos e meninas que estão entrando na adolescência, sendo a forma física e saúde algumas delas. Por este motivo, não é incomum a prática de musculação na adolescência.
Mas a musculação na adolescência pode gerar algumas dúvidas ou mesmo contradições entre especialistas e pais, portanto é muito importante conhecer os benefícios e malefícios associados a essa prática esportiva antes de matricular seu filho em uma academia.
Pensando nisso, separamos seis curiosidades sobre a musculação na adolescência, revelando os principais mitos e verdades relacionados a este assunto:
Existe idade certa para começar a malhar, mas essa idade pode variar entre 13 e 16 anos, dependendo do desenvolvimento de cada indivíduo. Geralmente, após a primeira menstruação das meninas e fase de estirão de crescimento dos meninos, é possível começar a praticar musculação.
No entanto, é fundamental respeitar as diferenças individuais, pois pessoas da mesma faixa etária podem apresentar estágios de crescimento diferentes.
A musculação não interrompe a fase de crescimentoe desenvolvimento. No entanto, um adolescente não deve malhar como um adulto, pois sua estrutura musculoesquelética não está totalmente desenvolvida.
O treino de musculação deve ser variado e os exercícios praticados na estação de musculação não devem apresentar cargas superiores a 30% do peso máximo oferecido pelo equipamento. O ideal é intercalar exercícios de musculação com exercícios funcionais para o desenvolvimento de diferentes capacidades do adolescente.
O treino de musculação na adolescência resulta em ganho de densidade óssea. Este aumento de força, resistência e rigidez dos ossos, bem como maior absorção de cálcio, podem beneficiar a pessoa não apenas na adolescência, como na fase adulta também.
Um adolescente pode tomar suplemento com certas restrições. Um jovem saudável e com alimentação balanceada, não precisa de tomar suplemento, pois o equilíbrio entre macro e micronutrientes será suficiente para reparar o tecido muscular. Além disso, o suplemento proteico é contraindicado para jovens abaixo dos 14 anos, pois pode prejudicar o funcionamento dos rins e intestino.
Caso haja o interesse em introduzir a suplementação na adolescência, sugerimos o acompanhamento com um nutrólogo ou nutricionista, pois o profissional poderá adaptar a dieta e suplementação de acordo com as necessidades nutricionais do jovem.
Existem riscos de lesões ortopédicas e musculares quando os exercícios são realizados de maneira errada e com sobrecarga. Portanto, é fundamental que o treino seja acompanhado por um profissional de educação física capacitado, em uma academia com boa infraestrutura e equipamentos de qualidade.
Ao tomar os devidos cuidados, a musculação na adolescência proporcionará inúmeros benefícios para o jovem, como ganho de condicionamento físico, força e resistência, além de ganho ou perda de alguns quilos.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Como prevenir e reduzir espinhas (e curubas) no Bumbum:
Aprenda 5 dicas preciosas para se livrar do mau hálito!
Comer pés de galinha. Veja quais são os benefícios e se surpreenda
12 passos para desintoxicar nosso fígado
Como Remover as cutículas SEM alicate em 5 Minutos de uma forma bem simples e sem dor
Mau Hálito: aprenda a corrigir o problema que afeta 1 em cada 4 pessoas