Publicado
10 anos atrásno
Como é um assunto que está a todo vapor, iremos neste artigo resumir de forma clara tudo que está acontecendo em relação a Matança dos Periquitos em Manaus. Esse post estará sendo atualizado sempre conforme as notícias veiculadas nas mídias tradicionais.
Desde 2012, os moradores cobriram as árvores com telas, para evitar as aves, com autorização da Prefeitura de Manaus.
É necessário deixar claro aos nossos leitores e amigos que somos totalmente contra esse ato de crueldade independentemente do motivo.
Mais de 200 periquitos-de-asa-branca, de cerca de 20 centímetros, foram encontrados mortos na quinta-feira (27 de novembro) em frente ao condomínio Ephigênio Salles, um condomínio de alto padrão em Manaus (AM). A morte das aves, típicas da região, já provocou protestos e mobilizou as polícias Civil e Federal.
Às 8 horas desta terça-feira (2 de dezembro) o Condomínio Ephigênio Salles foi notificado pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) a retirar as telas que cobrem as palmeiras imperiais em frente do condomínio, local de pernoite dos periquitos de asas brancas e onde foram encontrados mais de 200 mortos na última quinta-feira.
Segundo o presidente do Instituto, Antonio Ademir Stroski, a retirada das telas visa preservar a integridade física das aves. “Não dava para correr o risco de novas mortes”, explicou Stroski.
Pela manhã, o presidente recebeu oito representantes que coordenaram a manifestação realizada no sábado em frente ao condomínio e deu a notícia ao grupo da notificação expedida pelo IPAAM para a retirada das telas.
O IPAAM já fez contato com dez laboratórios sendo de instituições públicas e privadas, em Manaus e fora do Estado, e está aguardando retorno, a previsão é que ainda essa semana os resultados sejam divulgados.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Operação Ibirá: Fiscalização do IBAMA Combate Desmatamento Ilegal no Interior do Amazonas
Com apoio do Tribunal de Contas do Amazonas, Seminário discute gestão de resíduos sólidos e saneamento básico!
Queimadas no Amazonas: TCE-AM coordena ações para melhorar qualidade do ar
Você sabia que enterrar animais de estimações em casa é proibido?
Em nova ação de arborização, Prefeitura planta mil mudas ao longo de igarapé
Inicia nesta sexta-feira em Belém o Diálogos Amazônicos