Pra inicio de conversa vamos a uma definição rápida sobre o que são Flash Mobs. Bem, a palavra seria algo como “flash” (veloz) e “mob” (mobilização). Ou seja, hoje em dia os flash mobs são mobilizações instantâneas de pessoas em certo lugar para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersam tão rapidamente quanto se reuniram.
Preparei este artigo pensando no poder que a música tem para nos encantar e nos ‘adomesticar’. A música nos inspira e está presente em toda parte da nossa vida, desde que somos bebês nossas mães cantam para nos acalentar, quando crescemos é normal escutarmos musica em todo local também. Quando vamos à igreja existem os coráis que nos atraem, quando vamos à um passeio ecoturístico, existe a música da natureza composta por passarinhos, corredeiras, cachoeiras e todos esses sons unidos que nos criam uma sensação de relax.
Bem, existem diversos festivais de músicas no mundo inteiro, existem milhares de ritmos e cultivadores. Existem os ritmos mais populares e com certeza os que atraem mais pessoas para seus eventos, esses ritmos são o rock, reggae e pop e agora entrou na moda sertanejo universitário e funk. Dizem inclusive que os 10 ritmos mais populares no Brasil são : Funk, Axé, Sertanejo universitario, Sertanejo, Pop rock, Rock, Tecno brega, Forro, Samba e Pagode.
Isso por si só ja mostraria que o Brasil não é tão cultivador de música erudita (ou “música séria”) por exemplo, mas tudo bem, não é apenas uma situação brasileira, diversos países europeus (os principais criadores de músicas eruditas) também por vezes criam flashmobs para aproximar as pessoas das músicas clássicas.
Abaixo os mais incríveis Flashmobs Musicais!