Apesar de algumas pessoas desconhecerem esse peixe e terem em mente apenas o aspecto carnívoro da piranha, é importante dizer que sim, a piranha é comestível. A piranha é um peixe carnívoro de água doce, muito comum nas regiões norte e centro-oeste do país, onde é muito utilizada no preparo de caldos.
A piranha tem muitos benefícios para a saúde, pois a piranha é uma ótima fonte de proteínas, é rica em vitaminas e mineiras que são indispensáveis para a saúde do nosso corpo e ainda faz bem para o coração, já que é rica em ômega 3. Ela ainda é considerada uma carne magra, sem muita gordura e com sabor e odor leves; uma ótima pedida para quem precisa vigiar o consumo de gordura diário.
No entanto, o benefício mais polêmico desse alimento está no caldo de piranha, que é preparado com a cabeça do peixe e conhecido na região amazônica por ser extremamente afrodisíaco, chegando até a ser chamado de “viagra dos rios”. Isso acontece porque a cabeça da piranha é riquíssima em fósforo, um mineral que estimula a libido.
A melhor maneira de experimentar piranha pela primeira vez é, sem dúvidas, experimentando esse prato clássico. Um caldo forte conhecido por deixar as pessoas mais dispostas, ele é bem simples de fazer com ingredientes fáceis de encontrar como tomate, alho e batata.
Caldo de piranha / Foto : © Shutterstock