Publicado
2 anos atrásno
Por
Jussara Melo
Um vídeo que mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) discursando em uma loja maçônica bombou nas redes sociais nesta terça-feira (4). O assunto se tornou o mais comentado do dia, segundo aponta o Google Trends, somando mais de 500 mil pesquisas no Google pelo termo “maçonaria”.
Então, o que a Maçonaria? Entenda como surgiu a instituição, como ela atua no Brasil e no que acreditam os maçons.
O Grande Oriente do Brasil, a mais antiga instituição maçônica brasileira, define que a maçonaria é uma “instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista”. Seu objetivo é “a investigação da verdade, o exame da moral e a prática das virtudes”.
As organizações maçônicas, de acordo com a entidade, pregam a liberdade dos indivíduos e de seus grupos, sejam eles instituições ou nações, e defendem a igualdade de direitos e de deveres sem distinção de religião, etnia ou nacionalidade. Contudo, a maioria das entidades maçônicas não aceita o ingresso de mulheres na ordem. Elas, bem como pessoas escravizadas e pessoas com deficiência, foram citadas como um dos grupos proibidos de praticar a maçonaria nos primeiros documentos da instituição, datados do século 18.
A maçonaria se moldou a partir das fraternidades de pedreiros medievais que usavam palavras e símbolos secretos para reconhecer a legitimidade uns dos outros e, assim, proteger seu trabalho de estranhos. Durante alguns períodos, os maçons foram perseguidos, inclusive por nazistas, e precisaram ficar na clandestinidade para sobreviver.
Apesar de ainda existir suspeitas e teorias conspiratórias sobre a maçonaria, essas instituições não são mais secretas. Autoridades de vários países lhe concedem personalidade jurídica e seus objetivos estão em dicionários, enciclopédias, livros de história etc.
De acordo com a entidade maçônica Grande Loja Unida do Paraná, os segredos nada mais são do que algumas alegorias e sinais que “não escondem nada sobre as intenções ou ações da maçonaria enquanto instituição”. “É possível ver atividades promovidas pela ordem na sociedade, desde a filantropia até manifestos contra a corrupção, por exemplo”, afirma o site da organização.
Conflitos marcantes entre maçons e a Igreja Católica ocorrem desde o século 18, marcado pelas primeiras condenações pontifícias. Mas isso se agravou no decorrer do século 19, de acordo com estudo publicado em 2006 na revista Sacrilegens pela professora Giane de Souza Castro, mestre em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
No século 19, o Vaticano até chamou os maçons de “a Sinagoga de Satanás” . A discussão foi ainda mais longe em 1983, quando o Vaticano emitiu uma declaração afirmando que os princípios maçônicos “sempre foram considerados inconciliáveis” com sua doutrina, e declarou que a adesão estava proibida. “Os fiéis que se inscrevem em associações maçônicas estão em estado de pecado grave e não podem receber a Sagrada Comunhão”, prevê o documento.
Grande parte das igrejas cristãs são contra que fieis entrem na maçonaria. O próprio pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, já havia feito um vídeo repudiando a Maçonaria, assim como o pastor RR Soares.
Quando questionado sobre o vídeo de Bolsonaro em uma reunião maçônica, Malafaia cogitou a possibilidade de ser Fake News e sobre possíveis estragos gerados na campanha de reeleição do presidente, e disse: “Se provar que é isso fake news, estrago nenhum”.
Após a confirmação que o vídeo era verdadeiro o Malafaia disse: “Se for verdade, pouco estrago, porque não é questão religiosa.”
No Brasil, entre 1870 e 1910, a situação se complicou com a Questão Religiosa de 1872, quando a organização maçônica, através do Parlamento e da imprensa, passou a lutar pela liberdade religiosa e pelo liberalismo. No final desse mesmo ano, os bispos de Olinda e do Pará interditaram irmandades religiosas devido ao fato de estas terem se recusado a expulsar seus frequentadores maçons.
Segundo a Biblioteca do Senado, o bispo do Pará, Antônio de Macedo Costa, juntamente com D. Vital, o bispo de Olinda, suspenderam padres maçons e interditaram a atividade dos maçons leigos nas irmandades. Na época, a atitude dos religiosos foi de oposição ao governo, dado que o Primeiro-Ministro era Grão-Mestre da Maçonaria.
Porém, a anistia e soltura dos bispos não foi o fim da questão. As tensões permaneceram seja por meio de bulas papais e cartas encíclicas, seja entre jornais católicos e maçônicos, conservando o forte conflito entre as duas instituições até a primeira metade do século 20.
A maçonaria crê na fraternidade de todos os homens, que “são filhos do mesmo criador”. Apesar disso, a maçonaria não é uma religião, mas sim uma sociedade que afirma pregar o combate a ignorância, superstição, fanatismo, orgulho, vício, dominação e privilégios.
Com isso, a maçonaria admite pessoas de todos os credos religiosos sem nenhuma distinção — desde que acreditem em um só criador, muitas vezes chamado de “Grande” ou “Grande Arquiteto do Universo”.
Um dos requisitos básicos para entrar na maçonaria é um homem livre e “de bons costumes”; consciente de seus deveres com a Pátria, seus semelhantes e consigo mesmo; e ter uma profissão lícita que lhe permita prover suas necessidades pessoais e familiares, além de sustentar obras da Instituição.
Os maçons se reúnem em templos para cerimônias ritualísticas que lhes são permitidas. Seu discurso se baseia na universalidade da natureza humana e no racionalismo, pressupostos importantes para o Iluminismo.
Confira a posição de pastores sobre a Maçonaria:
O que os Pastores RR Soares, Silas Malafaia, André Valadão e Lucinho acham da Maçonaria? Compartilhem com os amigos evangélicos 😉
📽 @MoscaNaOrelha pic.twitter.com/wvSWeP46zk
— Lázaro Rosa 🇧🇷🚩 (@lazarorosa25) October 4, 2022
Fonte: Revista Galileu
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Vídeo: Thais Carla se pronuncia sobre vídeo íntimo viralizado na internet
Confira os planos de ação da Águas de Manaus que evitaram desabastecimento em decorrência da maior estiagem já sofrida em Manaus
Tudo no capricho : Cenários da 2ª etapa do parque Amazonino Mendes ganham animais gigantes construídos pela prefeitura !
Vídeo: Inconformado em ser vice, técnico de time de futebol de Maués quebra o troféu de 2º lugar durante premiação
Confira o mapa brasileiro da distribuição da produção de açaí no Brasil em toneladas
Mirage Park promove doação de brinquedos em troca de passaporte grátis hoje (19/12)