Na manhã desta quinta-feira (03), alunos da Universidade Federal do ABC – UFABC, em Santo André, flagraram uma cena asquerosa na universidade: um estudante vestindo uma blusa com símbolo que faz alusão ao neonazismo.
De imediato, fotos e vídeos estouraram nos grupos de whatsapp em denúncia e repúdio ao caso.
Estudante é retirado da UFABC, em Santo André-SP, após usar blusa com um ‘Sol Negro’, símbolo nazista.
O estudante foi retirado por seguranças e professores enquanto alunos da universidades manifestavam indignação.
O Sol Negro
O Sol Negro foi um símbolo utilizado pelo misticismo nazista. Isso ocorreu quando os nazistas assumiram o poder na Alemanha, liderados por Adolf Hitler, levaram ao Estado não apenas uma visão radical da política, mas também perfis artísticos e culturais que são base de muitas pesquisas atualmente.
Para além de todo o militarismo que caracterizava o governo alemão da década de 1930, havia uma série de símbolos e ideologias que marcavam profundamente o dia a dia do nazismo. Adolf Hitler discursava em prol de uma suposta raça superior, os arianos, e incendiava no peito dos alemães a ideia de superioridade, estimulando a força para superação da crise e ampliação do poderio da Alemanha na Europa. Simultaneamente, pregava a intolerância contra um grupo de indivíduos que elegeu como originário dos problemas sociais e que deveria ser eliminado, os judeus.
Em meio a esse cenário acalorado e ofensivo da década de 1930 estavam os múltiplos símbolos caracterizantes das expressões culturais e ideológicas dos nazistas. Dentre todos eles, o que mais se destacou foi o uso da suástica, símbolo que se tornou máximo na identificação da Alemanha liderada por Adolf Hitler. No entanto, existiam outros. Um deles era o chamado Sol Negro. A imagem, toda em cor preta, estampava um sol central expelindo doze raios. Observando mais precisamente, o símbolo era composto de três suásticas, aumentando a identificação com o nazismo.
Sol Negro