Brasil
Crianças indígenas Yanomamis desnutridas chocam o Brasil

Publicado
2 anos atrásem

Nesta sexta e sábado reportagens sobre as condições dos indígenas da terra Yanomami – a maior reserva indígena do país – mostram como eles têm sofrido com o descaso do Governo Federal e a permissão do Garimpo Ilegal em terras indígenas. As crianças e idosos foram resgatados com quadros de desnutrição severa e malária, segundo informações do Ministério da Saúde. Desde segunda-feira (16), equipes da pasta fazem atendimentos na região.
Desde o início dos atendimentos, técnicos do Ministério da Saúde resgataram ao menos oito pacientes crianças, que estão em estado grave. Todas foram encaminhadas para a capital Boa Vista.
Na terça-feira (17), um recém-nascido yanomami, de 18 dias de vida, com quadro de pneumonia, recebeu atendimento médico e foi levado para Boa Vista. A mãe – que é da comunidade Loko – percorreu três horas até chegar na Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI), no polo base de Surucucu. O bebê chegou a ter cinco paradas cardíacas.

Crianças yanomami sofrem com desnutrição — Foto: Júnior Hekurari/Arquivo Pessoal
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta sexta-feira (20), ter recebido “informações sobre a absurda situação de desnutrição de crianças Yanomami”. Lula pretende viajar ao estado para acompanhar o caso.
O Ministério da Saúde disse que está realizando uma missão com o objetivo de elaborar um diagnóstico sobre a crise sanitária no território. A ideia é oferecer serviços de saúde aos mais de 30,4 mil indígenas que vivem em comunidades da região.
“Nos últimos anos, a população Yanomami passou por desassistência e dificuldade de acesso aos atendimentos de saúde. Casos de desnutrição e insegurança alimentar, principalmente entre as mais de 5 mil crianças da região, foram registrados”, disse o Ministério da Saúde.

Invadida por garimpeiros, Terra Indígena Yanomami tem dezenas de crianças com desnutrição devido à escassez de alimentos — Foto: Condisi-YY/Divulgação
“Profissionais de saúde relatam falta de segurança e vulnerabilidade para continuar os atendimentos, dificultando ainda mais a assistência médica aos indígenas”, informou.
Indígenas que vivem em comunidades isoladas geograficamente e de difícil acesso, no meio da Amazônia, sofrem com a falta de assistência regular de saúde. Enquanto isso, garimpeiros ilegais destroem a floresta em busca de ouro.
Em novembro de 2021, o Fantástico e o g1 mostraram a precariedade na assistência de saúde da região, o que resulta em desnutrição e malária – situação em grande parte agravada pelo garimpo ilegal.

Crianças Yanomami com desnutrição severa são atendidos por equipes do Ministério da Saúde — Foto: Condisi-YY/Divulgação
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Você Poderá Gostar
Polícia Nacional Bolivariana compra briga com Brasil e brasileiros querem a Roraima do Norte!
Conheça Omama: A entidade criadora de tudo na cultura Yanomami!
Marciele Albuquerque faz vídeo após Isabelle ser chamada de “Índia” e “Indiona” no BBB 24. Entenda por que o termo índia é ofensivo:
Confronto entre policiais, traficantes e ‘piratas de rio’ termina com vítimas fatais
Confira as 7 maravilhas naturais da Amazônia brasileira!
Os Bajaus: Os humanos que podem ficar até 13 minutos embaixo d’água sem equipamentos!