Publicado
2 anos atrásno
Ao que tudo indica ainda está longe de acabar a confusão envolvendo a capivara Filó e o influenciador amazonense Agenor Tupinambá, multado em R$17 mil por maus tratos, abuso e exploração de animais silvestres.
Isso porque está sendo convocado para amanhã às 8h da manhã uma manifestação em apoio ao IBAMA na frente da sede em Manaus. A manifestação é para ir contra a decisão da Justiça Federal de dar a guarda provisória da capivara Filó ao influencer.
A maioria dos organizadores do evento são relacionados à fofofauna e estão achando que foi tudo um absurdo contra o órgão, após a desmoralização em mostrar que estava tudo errado dentro do Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS do IBAMA.
Em vídeo, lá de Brasília – DF, Roberto Cabral Borges, fiscal do IBAMA, relatou que não é sobre um capivara, mas sobre tudo que envolve o caso e o Agenor Tupinambá. O órgão ambiental reforçou que o objetivo é devolver o animal à natureza e também ressaltou as infrações pelas quais Agenor foi autuado.
“Não se trata apenas de uma capivara[…] Se trata de outra capivara, que teria morrido; de duas preguiças, sendo que uma delas morreu; de duas jiboias; de uma paca; de uma arara; dois papagaios; uma coruja; uma aranha”, listou o analista ambiental e fiscal do Ibama, Roberto Cabral, em vídeo.
Cabral atuou na investigação de maus tratos a 18 girafas importadas para o Brasil da África do Sul.
Antes de ser multado pelo Ibama, Agenor publicava em suas redes sociais diversas imagens com os animais silvestres listados. Após a intervenção do órgão, o influencer apagou os registros. O fiscal afirma que o caso envolve uma série de animais “explorados de forma ilegal para se conseguir likes na internet”, o que é proibido no Brasil.
Ainda no vídeo, o fiscal do Ibama afirma que Agenor “não é ribeirinho” nem “hipossuficiente”, mas um fazendeiro, boiadeiro, influencer com milhares de seguidores.
Cabral apontou que o influencer possui assessoria de marketing e jurídica, portanto, não desconhecia as leis.
Agenor é estudante de Agronomia na Ufam, em Manaus, e poderia ter procurado o Ibama para entregar os animais silvestres que precisavam de ajuda, argumentou o servidor. “Inclusive quando estavam retirando a capivara do Ibama, chegou o Corpo de Bombeiros levando um outro animal, uma capivara, para que o Ibama cuidasse dela. Então as pessoas tem o Ibama como referência”, pontuou.
A entrega da capivara Filó ao tutor ocorreu após uma confusão, onde a deputada estadual Joana Darc, que abraçou a causa do influencer, e entrar com mandado de segurança na sede do Ibama para fiscalizar o IBAMA após eles não permitirem a visitação dela e do Agenor à Filó. Houve ainda outro embate quando o Ibama não queria cumprir a ordem judicial para a liberação do animal do cativeiro. A parlamentar confrontou servidores e tentou abrir a gaiola à força. O Ibama repudiou a intimidação.
Na avaliação do Ibama, a decisão judicial que tirou a capivara Filó do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) prejudica a reintrodução do animal à natureza. O órgão já reiterou que o objetivo é colocar Filó em uma unidade de conservação junto de outras capivaras.
“O melhor destino para a capivara não é ficar em uma casa, mesmo que seja num flutuante, lembrando que a área é desmatada e não existem capivaras no local”, disse Cabral, aludindo à propriedade de Agenor em Autazes (AM) onde o influencer cria Filó.
“O melhor é ser realmente livre junto de outros de sua espécie. O Cetas é o início desse processo”, completou.
Assista o vídeo completo:
Com informações do Portal Marcos Santos
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Vídeo : Boninho divulga vídeo e internautas especulam que o fazendeiro é o Agenor Tupinambá
Vídeo: Thais Carla se pronuncia sobre vídeo íntimo viralizado na internet
Confira os planos de ação da Águas de Manaus que evitaram desabastecimento em decorrência da maior estiagem já sofrida em Manaus
Tudo no capricho : Cenários da 2ª etapa do parque Amazonino Mendes ganham animais gigantes construídos pela prefeitura !
Vídeo: Inconformado em ser vice, técnico de time de futebol de Maués quebra o troféu de 2º lugar durante premiação
Confira o mapa brasileiro da distribuição da produção de açaí no Brasil em toneladas