Publicado
1 ano atrásno
E ontem desembarcou em Manaus o avião presidencial trazendo uma comitiva do Governo Federal. A comitiva estava composta pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin e nada mais nada menos que 5 ministros de Estado! Dentre os ministros que vieram ver de perto a crise que assola o Amazonas, estavam as ministras: Marina Silva,do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a ministra Sônia Guajajara do Ministério dos Povos Indígenas e os ministros Waldez Góes, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, o ministro Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos e também o ministro Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia.
A comitiva foi composta no total por 11 pessoas e esteve em Manaus e nas comunidades rurais para acompanhar de perto os efeitos da estiagem severa que está afetando o Amazonas e claro buscar soluções para minimizar os impactos da seca no estado.
A comitiva foi acompanhada pelo Governador do Amazonas Wilson Lima, pelo Prefeito de Manaus David Almeida e alguns deputados federais e estaduais. Alckimin e os ministros estiveram no Porto de Manaus onde viram a régua histórica de medição do nível do rio Negro completamente exposta, mostrando o caos que está no local.
O grupo também foi na comunidade do Catalão, área ribeirinha de Iranduba, que é uma área composta de flutuantes e também está sendo severamente afetado pela seca. O Governador Wilson Lima aproveitou a oportunidade para entregar à comunidade local um purificar do projeto Água Boa, para garantir que essas pessoas tenham acesso a água potável. O Governo Federal gostou bastante da iniciativa e se comprometeu em ampliar esse projeto por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Basicamente os pedidos do Governo Estadual ao Governo Federal foram 3 pontos : O primeiro ponto foi relacionado à necessidade de ajudar nossos irmãos que tem dificuldades de conseguir alimentos; Já o segundo ponto foi relacionado à a dificuldade da atividade do transporte fluvial; e o terceiro ponto foi relacionado às queimadas, principalmente na região metropolitana de Manaus e no sul do Amazonas. Além disso o ponto mais pedido foi por ajuda humanitária, seja com cestas básicas e seja com água potável.
Já os pedidos do Governo Municipal ao Governo Federal foi para que sejam olhados principalmente os pescadores. O Prefeito David pediu ajuda para eles pois infelizmente estão isolados e sem conseguir pescar neste momento, além disso, ele fez um outro pedido que foi esse aqui:
Um outro momento muito aguardado foi sobre o assunto tabu “BR 319” e que o Governador durante coletiva disse que não poderia deixar de falar sobre esse assunto, até porque é fundamental para a nossa região e que isto nos faz uma falta enorme neste momento. O mano Wilson foi até aplaudido, dá uma olhada no vídeo na hora que ele jogou nos peito da Marina:
Alckmin sobrevoou áreas afetadas pela estiagem severa e após ver de perto o que nossa região está enfrentando, se comprometeu por meio do Governo Federal a liberar recursos para o enfrentamento da estiagem com as seguintes garantias:
E é isso, confesso pra vocês que dá um ar de esperança para nós amazonenses ao ver os três governos unidos para ajudar nosso povo. Esse é um dos momentos mais dificeis do nosso Estado e que bom que podemos contar com a ajuda do Governo Federal.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Janaína Jamilla assume vice-presidência do FMS e promete ampliar ações de inclusão e acessibilidade
Obra emergencial no bairro Flores resolve problemas de drenagem
Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em novos endereços em Manaus
ManausPrev inicia recadastramento de 2025 para aposentados e pensionistas nascidos em janeiro
Sine Manaus oferece 405 vagas de emprego em diversas áreas nesta terça (7)
David Almeida destaca quitação de R$ 3 bilhões em dívidas e avanços históricos em Manaus