Publicado
12 meses atrásno
Por
Jussara Melo
A Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foi tomada por muita alegria na manhã desta quinta-feira (07/12), durante a divulgação dos nomes dos aprovados no Vestibular 2023, acesso 2024, e Sistema de Ingresso Seriado (SIS).
Muitos candidatos aproveitaram para extravasar os meses de espera pelo resultado. Sozinhos ou acompanhados de familiares, muitos comemoraram, aos gritos, o sonho realizado de ingressar na UEA. “Ainda não consegui processar que passei para Medicina. Minha felicidade é imensa”, gritava Bruna da Mota, 19 anos.
Ela conta que chegou a cursar um ano e meio da faculdade de Letras no Sul do país, mas decidiu abandonar tudo e estudar, sozinha, para o Vestibular da UEA. “Graças a Deus deu tudo certo e sei que minha área realmente é a de biológicas. Agora é só aguardar o início do curso para me dedicar ainda mais.”
O calouro Marco Túlio Amorim Frazão, 17, foi muito abraçado pela mãe Suzy que, aos prantos, festejou a aprovação do filho para o curso de Engenharia de Controle e Automação. “Eu tinha estudado muito para as provas do vestibular, mas sempre fica aquele receio. Estou muito feliz e ansioso para o início das aulas”, revelou Marco Túlio.
Segundo o reitor da UEA, André Luiz Nunes Zogahib, a universidade encerra o ano de 2023 com um saldo extremamente positivo, estendendo e ampliando o número de vagas, tanto na capital quanto no interior do estado. “Durante este ano, tivemos avaliações positivas em diversos pontos, elevando o patamar de nossos cursos em diversos aspectos.”
De acordo com o reitor, foram feitas reformas em unidades do interior e equipadas bibliotecas. “Estamos entregando mais tecnologia. Esperamos que o ano de 2024 seja ainda mais positivo, com mais políticas públicas eficazes e disponíveis para a nossa população. É um trabalho logístico fantástico para que as provas possam chegar ao interior a tempo e na ordem certa para os alunos e, para isso, contamos com o apoio fundamental do governador Wilson Lima”, ressaltou Zogahib durante a tradicional festa de divulgação dos resultados.
O diretor da Comissão Geral de Concursos (CGC), Jonas Oliveira, ressaltou o sucesso do certame. Ele destacou que, este ano, houve a necessidade de uma logística complexa para o envio das provas aos municípios devido ao período de estiagem extrema no Amazonas. “O deslocamento das provas contou com segurança vinda de Israel, o que reforçou ainda mais a idoneidade do processo.”
O anúncio dos aprovados foi enriquecido pela participação do Coral Tubones, da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), que elevou a emoção do momento.
Nesta edição, o certame ofereceu o total de 5.686 vagas, com 1.142 para Pessoas com Deficiência (PcD’s) e 344 para indígenas. Para o Vestibular, foram disponibilizadas 3.429 vagas, sendo 1.155 para a capital e 2.274 para o interior. Já o SIS, ofertou 2.257 vagas. Dessas 770 foram voltadas a candidatos da capital e 1.487 para o interior. Além disso, o processo ofereceu 127 cursos em 32 municípios, sendo 48 cursos destinados a Manaus e 79 cursos ao interior.
Os aprovados devem ficar atentos para o Edital de Convocação para Matrícula Institucional referente ao Vestibular e SIS 2023, acesso 2024, 1ª etapa, 1ª chamada, que acontecerá no período de 2 a 4 de janeiro de 2024. As aulas iniciarão dia 8 de abril, na capital e interior do Amazonas.
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Acabando o Tempo! Sexta-feira (2/8) é o último dia para isenção de taxa da UEA
Vídeo: Thais Carla se pronuncia sobre vídeo íntimo viralizado na internet
Confira os planos de ação da Águas de Manaus que evitaram desabastecimento em decorrência da maior estiagem já sofrida em Manaus
Tudo no capricho : Cenários da 2ª etapa do parque Amazonino Mendes ganham animais gigantes construídos pela prefeitura !
Vídeo: Inconformado em ser vice, técnico de time de futebol de Maués quebra o troféu de 2º lugar durante premiação
Confira o mapa brasileiro da distribuição da produção de açaí no Brasil em toneladas