Curiosidades
Dicas da Machineryline para escolher a grua de construção correta
Hoje em dia, nenhum projeto de construção pode ser imaginado sem uma grua que se erga orgulhosamente sobre ele. Estas máquinas podem elevar os objectos mais volumosos a qualquer altura. Juntamente com machineryline.com.br, vamos mergulhar no mundo das gruas de construção e descobrir consigo o que deve procurar ao escolher uma grua.
Tipo de construção
- A escolha do tipo de grua depende do âmbito e da natureza do trabalho. No domínio da construção, regra geral, são utilizados modelos do tipo lança, que são representados por duas variedades:
- Autopropulsado – criado com base num camião normal e equipado com estabilizadores para proteção contra capotamento. Está equipado com uma lança treliçada ou telescópica. Este modelo pode ser utilizado na construção de edifícios até 3-4 andares de altura.
- Torre – tem uma estrutura telescópica auto-elevatória, que se desloca no estaleiro de construção sobre o chassis. Tem uma torre montada no topo com uma viga ou lança de elevação acoplada. Adequado para construção em altura.
- Para selecionar a grua de instalação adequada, é necessário ter em conta o tipo de mecanismo de transporte de carga. A sua configuração é determinada pela carga a deslocar. Uma opção universal é um elemento de gancho. Uma garra, garras, espalhador ou eletroíman também podem ser instalados na lança.
Mobilidade
A escolha de uma grua para construção deve ser feita tendo em conta a necessidade do seu movimento no território do objeto. Os modelos fixos executam o trabalho num único local. As gruas móveis podem deslocar-se a uma distância limitada, por exemplo, sobre carris.
A maior manobrabilidade do equipamento autopropulsionado
Os modelos de chassis de veículos podem deslocar-se livremente no local e fora dele, se o pavimento for de qualidade normal. Se o trabalho for efectuado em solos alagados, arenosos ou soltos, ao escolher uma grua para trabalhos de instalação, é melhor dar preferência a equipamento montado sobre lagartas.
Caraterísticas da lança
Tendo em conta o tipo e a quantidade de carga, deve escolher-se uma lança com as caraterísticas mais adequadas:
Alcance
É determinado pelo comprimento da lança e indica a distância máxima que uma carga fixa pode ser estendida horizontalmente. O alcance pode ser constante ou variável. Os camiões-grua podem ter um alcance da lança de até 100 metros, o que os torna a escolha ideal para os casos em que é necessário um longo alcance da lança.
Capacidade de carga
Indica o peso máximo que a grua pode levantar. Depende do alcance da lança: quanto maior for o alcance, menor será a capacidade de elevação. Para selecionar uma grua para a instalação, é necessário conhecer o peso da estrutura mais pesada do edifício. Se o peso for elevado, é preferível optar por uma grua sobre camião: estas podem transportar uma carga superior a 200 toneladas.
Altura de elevação
Indica a distância até ao ponto mais alto e mais baixo do movimento da carga nas posições extremas da lança. Determina a altura de elevação e a profundidade de descida do mecanismo de carga. Normalmente, a altura de elevação da carga depende do alcance da lança, pelo que as gruas montadas em camiões também ganham aqui.








