Manaus
Carnaval na Floresta 2025 inicia com desfiles arrepiantes no Sambódromo de Manaus

Publicado
3 meses atrásem
Por
Jussara Melo
O batuque ecoou forte no coração da Amazônia! Com enredos cheios de história, devoção e luta, as escolas do Grupo de Acesso B abriram o Carnaval na Floresta 2025 na noite da última quinta-feira (27/2), levando emoção e muito brilho para o Sambódromo de Manaus. A festa, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, já mostrou que esse ano o Carnaval manauara promete ser grandioso.
Oito escolas cruzaram a passarela com um show de criatividade e evolução, surpreendendo o público com alegorias impressionantes e fantasias luxuosas. A transmissão ao vivo pela TV Encontro das Águas e pelos canais oficiais do governo garantiu que quem não conseguiu ir ao Sambódromo também pudesse sentir a energia da avenida.
‘Voltamos com tudo!’, diz Secretário de Cultura
O Secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, acompanhou de perto cada momento e foi categórico: “Este ano será o ressurgimento do nosso grande Carnaval. Manaus vai mostrar para o Brasil que depois do Rio de Janeiro, nosso samba é o melhor!”, declarou entusiasmado.
Iomar Japonês, diretor dos Grupos de Acesso A e B, também destacou o crescimento do evento. “Não é só o público que está maior, as escolas também evoluíram demais! Na sexta-feira (28), o Grupo de Acesso A vai arrepiar na avenida!”, convidou.
Desfiles que emocionaram a avenida
A Unidos do Coophasa foi a primeira a entrar na avenida com o enredo “Salve Maria Padilha – A Rainha de Todas as Giras”, contando a história de uma das figuras místicas mais cultuadas do Brasil. O desfile trouxe um misto de paixão e magia que encantou o público.

Carnaval na Floresta, Balaku Blaku- Imagem: Divulgação
Já a Legião de Bambas levantou a galera com o enredo “Vasco da Gama – O Gigante Cruzmaltino: Um Grito pela Igualdade e Resistência”, exaltando a luta do time carioca contra o racismo. O samba contagiou os torcedores e os amantes do esporte.

Carnaval na Floresta, Legião de Bambas, – Imagem: Divulgação
A Gaviões do Parque Dez emocionou com a história de um amazonense que venceu na vida. O enredo “O Triunfo de um Sonhador: Edmilson Taveira – A trajetória de um empreendedor de sucesso” homenageou o empresário local, mostrando que com determinação, qualquer um pode chegar lá!

Gaviões do Parque Dez – Imagem: Divulgação
Com um enredo forte e impactante, a Ipixuna trouxe “A Cor do Inconsciente”, abordando o racismo e as marcas que ele deixa na história do Brasil. A crítica social veio embalada em um desfile repleto de emoção e reflexão.

Carnaval na Floresta, Ipixuna – Imagem: Divulgação
O Império do Mauá apostou na solidariedade e homenageou o Hemoam com o enredo “Sangue: Combustível da Vida, Doar para Salvar – A Império Canta Hemoam num Gesto de Amor”. A mensagem sobre a importância da doação de sangue tocou fundo nos corações.

Império do Mauá – Imagem: Divulgação
Os Leões do Barão Açu trouxeram a força da cura para o Sambódromo com “Cura: O Ritual de Renovação”, exaltando desde os rituais africanos até os pajés da floresta que transformam ervas em milagres.

Carnaval na Floresta, Leões do Barão Açú – Imagem: Divulgação
A Primos da Ilha resgatou a memória do bairro Santa Luzia com o enredo “Primos da Ilha: Santa Luzia – História e Memória do Povo do Emboca”, contando a trajetória de pescadores e seringueiros que ajudaram a construir a identidade do local.

Carnaval na Floresta, Primos da Ilha- Imagem: Divulgação
Fechando a noite, a Balaku Blaku voltou com tudo após anos afastada da avenida, trazendo “Mãos que Fazem: Do Divino Toque à Obra dos Gênios”. O enredo homenageou a força do trabalho manual e a esperança de quem nunca deixou de acreditar na arte do samba.

Carnaval na Floresta, Unidos do Coophasa – Imagem: Divulgação
Com uma noite de estreia dessa magnitude, já deu para sentir que o Carnaval na Floresta 2025 veio para marcar a história.
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
