Política
Vereador xenofóbico de Joinville que chamou Pará de “lixo” acaba punido pelo partido!
Na última semana, o vereador xenofóbico de Joinville Mateus Batista (União), usou a tribuna para provocar diversas ofensas contra os nortistas , em especial contra os paraenses.
Mateus Batista anunciou que apresentaria um projeto de lei com controle migratório, com foco em brasileiros do Norte e Nordeste, além disso, vereador também chegou a mencionar o estado do Pará, como “lixo”, em determinado momento.
O vídeo viralizou nas redes sociais irritando a todos e ganhou destaque. Assim, o vereador foi denunciado por vereadores de oposição por xenofobia.
A denúncia chegou à executiva nacional do União Brasil, que decidiu puni-lo. O vereador não poderá usar tempo do partido na Câmara de Vereadores, nem representar a sigla em reuniões e comissões, até fim do processo no conselho de ética do colegiado.
“O partido repudia qualquer iniciativa que promova discriminação”, disse o presidente Antonio Rueda . A nota do partido ainda confirma três punições ao vereador.
Nesta quarta-feira (3/9), Mateus Batista tomou conhecimento sobre o caso. O vereador será notificado pela executiva do partido e terá três dias para se manifestar sobre o caso.
Embora tenha afirmado que apresentaria a proposição, o texto nunca foi protocolado na Câmara de Vereadores. O portal ND Mais entrou em contato com o parlamentar após o episódio. Mateus Batista disse que não se retraria por não ter “feito nada de errado.”
Após o partido receber o posicionamento do vereador, o União Brasil nacional dará continuidade no processo interno e decidirá o futuro do parlamentar na sigla.

Vereador xenofóbico de Joinvile que chamou Pará de “lixo” acaba punido pelo partido União Brasil! / Foto : Mauro Artur Schlieck/ND
Mateus Batista
A vereadora Vanessa da Rosa (PT) levou o caso para o Ministério Público que deve apurar o fato. Por outro lado, o vereador procurou a polícia civil para registrar um Boletim de Ocorrência. Segundo ele, teria sofrido ameaças de morte após propor controle migratório.
Mesmo diante da repercussão negativa das falas, o parlamentar não recuou.
Outro materiais publicados por ele, enaltecem a intenção. Mateus Batista é o vereador mais jovem de Joinville e essa não é a única polêmica do parlamentar.

Vereador xenofóbico de Joinvile que chamou Pará de “lixo” acaba punido pelo partido União Brasil! / Foto : Mauro Artur Schlieck/ND








