Reviravolta na vida do Ganês que comprou passagem pra Guiana e o mandaram pra Goiânia! - No Amazonas é Assim
Se Conecte Conosco
Manaus, AM, quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Brasil

Reviravolta na vida do Ganês que comprou passagem pra Guiana e o mandaram pra Goiânia!

Publicado há

em

Emmanuel Akomani faz o segundo ano de medicina na UFBA / Foto Arquivo pessoal Emmanuel Akomani

Uma história parecida com os roteiros saídos do Porta dos Fundos aconteceu com um professor Ganês que queria ter ido para a Guiana estudar medicina e acabou chegando em Goiânia no Brasil. O fato aconteceu em 2015 com o estudante Emmanuel Akomanyi. Tudo aconteceu pelo fato dele ter se confundido e ao mirar na Universidade de Georgetown, na Guiana, acertou na capital do Goiás.

Emmanuel Akomani saiu de Gana, da África oeste, para estudar medicina na Universidade de Georgetown, na Guiana, mas, no aeroporto de Guarulhos, ao pedir uma passagem para o país da América do Sul, o atendente entendeu que ele gostaria de ir até a capital goiana.

Emmanuel não falava português, somente inglês. Quando ele disse a um taxista de Goiânia que queria ir para a Universidade de Georgetown, o motorista percebeu que o professor estava na cidade errada.

Ele ficou muito aflito e os prestadores de serviços do aeroporto juntaram um dinheiro e colocaram ele em um hotel perto da rodoviária. Quem conta a história é a jornalista Janine Rahl, que conheceu Emmanuel no hotel.

Na época, a jornalista era editora de TV. Janine ficou sabendo da história do professor. “Encontrei com ele no quarto simples, ele estava com a bíblia na mão, conversei com ele e o levei para minha casa,” contou Janine.

Emmanuel Akomani faz o segundo ano de medicina na UFBA / Foto Arquivo pessoal Emmanuel Akomani

Emmanuel Akomani faz o segundo ano de medicina na UFBA / Foto Arquivo pessoal Emmanuel Akomani

Perrengue em Goiânia

No dia seguinte, Janine levou a história de Emmanuel na redação e decidiram fazer uma reportagem com ele. Janine contou que todas as emissoras na época contaram a história do professor. “Todo mundo se apiedou: poxa vida, ele saiu de Gana, com toda dificuldade, o sonho dele era a faculdade de medicina, de repente tudo deu por água abaixo,” contou a jornalista.

A repercussão do caso fez com que a agência de viagens que atendeu Emmanuel em São Paulo a ajudasse a ir para Guiana. Ele viajou ainda em 2015, mas segundo Janine, o professor, sem dinheiro, não pôde continuar na faculdade. Janine e equipe da TV Anhanguera viajaram à Guiana para fazer reportagens da história (veja fotos da viagem acima).

Ao g1, Emmanuel contou que fez apenas um semestre de medicina na Universidade de Georgetown. Como não tinha bolsa de estudos, ele não conseguiu se manter no país.

Advertisement

Ele voltou ao Brasil em 2016 e ficou em São Paulo. Evangélico, o professor conseguiu ajuda dos colegas da Assembleia de Deus e começou a trabalhar no comércio.

Aprendendo português para fazer o Enem

De volta ao Brasil, Emmanuel começou a se preparar para estudar medicina no país.

“Quando eu voltei para o Brasil, eu estava trabalhando e aprendendo a língua portuguesa para fazer o Enem,” disse Emmanuel.
Em 2023, ele foi aprovado para cursar medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Atualmente, com 33 anos, Emmanuel mora em Salvador e está no segundo ano da faculdade.

Emmanuel Akomani faz o segundo ano de medicina na UFBA / Foto Arquivo pessoal Emmanuel Akomani

Emmanuel Akomani faz o segundo ano de medicina na UFBA / Foto Arquivo pessoal Emmanuel Akomani

Deixe seu comentário aqui embaixo

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Youtube – No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações