Agenda Cultural
Produtor cultural Mário Rubens tem transformado o Vale do Madeira com iniciativas culturais de impacto social na Amazônia
O produtor cultural, compositor e professor Mário Rubens Carvalho é uma das referências mais influentes na cena artística e cultural do Vale do Rio Madeira. Fundador do Instituto Sociocultural e Ambiental de Novo Aripuanã (Instituto XIU), Rubens tem dedicado sua carreira à preservação das tradições, à valorização das identidades regionais e ao fortalecimento de iniciativas culturais de impacto social na Amazônia.
Ao longo de sua trajetória, Mário Rubens consolidou projetos de grande relevância para as comunidades ribeirinhas e tradicionais da região. Entre eles, destaca-se o “Tela d’Água” – um cinema itinerante que leva exibições de filmes, debates e atividades culturais às comunidades do Vale do Madeira, contribuindo para o acesso à arte e ao conhecimento em áreas remotas.
Rubens também esteve à frente de iniciativas que celebram e fortalecem a cultura indígena e popular, como o projeto “Cine Aldeia”, que valoriza narrativas e cinematografias originárias de povos tradicionais, e o “Grande Encontro entre Borba, Maués e Novo Aripuanã”, ação que fomentou o intercâmbio cultural entre municípios vizinhos, promovendo diálogos artísticos e fortalecendo laços comunitários através do ritmo do GAMBÁ.
Mais recentemente, Mário Rubens consolidou sua contribuição para a música tradicional amazônica com o lançamento do álbum “Gambá – O Som Ancestral”. A obra digital inédita marca um passo histórico para o ritmo de gambá, um gênero ancestral da região, reunindo 10 faixas de cantigas tradicionais interpretadas por artistas guardiões desse ritmo ancestral, agora disponíveis em todas as plataformas digitais.
Essa iniciativa preserva músicas e saberes antigos, e os insere no cenário contemporâneo, garantindo que a herança sonora do Vale do Madeira alcance novas gerações e públicos além-fronteiras.
Reconhecido como um artista promissor e engajado em causas culturais e sociais, Mário Rubens Carvalho segue firme no sonho de ver sua cultura sendo valorizada nacionalmente. Seu trabalho profissionaliza artistas locais, cria oportunidades, fortalece identidades e coloca O Vale do Madeira, no mapa da produção cultural brasileira.
Com sensibilidade, coragem e visão estratégica, Rubens inspira uma nova geração de agentes culturais que acreditam no poder da arte para transformar realidades e preservar histórias.
Para conhecer mais sobre o trabalho do produtor cultural, é possível acompanhá-lo nas redes sociais @mariorubenscarvalho
E para conferir o trabalho musical, pode acessar ao Spotfy clicando na imagem abaixo:








