Brasil
Adolescente de 15 anos morre após beber gin suspeito de conter metanol; veja
A morte da adolescente Soffia Del Valle Torrealba Ramos, de apenas 15 anos, chocou familiares e moradores da Zona Leste de São Paulo. A jovem morreu no último sábado (3) após consumir uma bebida alcoólica suspeita de ter sido adulterada com metanol, substância altamente tóxica. O caso é investigado pela Polícia Civil como morte suspeita.
Soffia era venezuelana e vivia no Brasil desde 2019, quando chegou a São Paulo com a família. Apaixonada por futebol, ela havia completado 15 anos em junho do ano passado. A adolescente morava com a mãe, duas irmãs e o padrasto em Cidade Tiradentes, na Zona Leste da capital.
Segundo a polícia, na madrugada do dia 1º de janeiro, Soffia saiu de casa para comemorar o Ano Novo com cinco pessoas: uma prima de 13 anos, dois adolescentes de 15 e duas mulheres de 33. O grupo passou por uma adega, onde comprou uma garrafa de gin, e seguiu para a casa de um dos envolvidos.
A mãe da jovem, Nelkis Del Valle Ramos Hernandez, de 36 anos, relatou à polícia que a filha saiu por volta das 2h da manhã e retornou perto das 9h. Desconfiada de que a adolescente havia ingerido bebida alcoólica, ela questionou a filha, que negou. A mãe saiu para trabalhar e deixou Soffia dormindo.
Horas depois, ao voltar para casa, Nelkis não conseguiu acordar a filha. A adolescente foi levada às pressas para um hospital, onde ficou internada por dois dias, mas não resistiu.
De acordo com a ficha médica do Hospital Cidade Tiradentes, a causa da morte pode estar relacionada a intoxicação por metanol, possivelmente associada ao uso de algum medicamento. O quadro teria provocado disfunção renal grave, levando ao acúmulo de substâncias ácidas no organismo.
A Polícia Civil já identificou o estabelecimento que vendeu a bebida e apura a origem do produto. Até o momento, não há confirmação se a garrafa de gin foi apreendida nem se o dono da adega foi ouvido.
O caso foi inicialmente registrado no 49º Distrito Policial (São Mateus), mas a investigação ficará a cargo do 54º DP (Cidade Tiradentes). A Polícia Técnico-Científica realizará exames necroscópico e toxicológico para confirmar a causa da morte. Os laudos ainda não ficaram prontos.
As cinco pessoas que estavam com Soffia na noite da virada serão ouvidas nos próximos dias. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que “testemunhas foram identificadas e serão ouvidas para o devido esclarecimento dos fatos”.
O velório da adolescente acontece nesta segunda-feira (5), às 20h, na igreja AD Brás Jardim Vitória, em Cidade Tiradentes. O sepultamento está marcado para terça-feira, no Cemitério da Saudade, em São Miguel Paulista.

Foto – Reprodução/ Arquivo pessoal








