Paranaense morre na guerra na Ucrânia um mês antes do fim do contrato; esposa diz que ele queria voltar ao Brasil - No Amazonas é Assim
Se Conecte Conosco
Manaus, AM, sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Brasil

Paranaense morre na guerra na Ucrânia um mês antes do fim do contrato; esposa diz que ele queria voltar ao Brasil

Publicado há

em

O paranaense Gustavo Rodrigo Faria Mazzocato, de 25 anos, morreu durante a guerra na Ucrânia cerca de um mês antes do término do contrato de experiência, segundo a família. De acordo com a esposa, Rafaela Alves, ele desejava retornar ao Brasil e chegou a pedir ajuda à Embaixada brasileira para deixar o país.

Foto – Arquivo pessoal

Gustavo morreu durante uma missão na região de Donbass. A confirmação da morte foi feita no domingo (4) pelo comandante da 60ª Brigada do Exército ucraniano, unidade em que ele atuava, segundo relato da esposa. O casal estava junto havia cinco anos e tem um filho de três anos. Natural de Curitiba, Gustavo deixou a família no Brasil; Rafaela vive atualmente em Brasília com a criança.

Ele chegou a se arrepender de ter ido. Mandou um e-mail para a embaixada pedindo ajuda para voltar ao Brasil”, afirmou Rafaela.

O último contato entre os dois ocorreu na madrugada de 29 de dezembro, por volta das 4h50. Rafaela recebeu áudios enviados por um oficial de comunicações. Em uma das mensagens, com cerca de 50 segundos, Gustavo dizia ter esperança de retornar ao Brasil, mencionava que o contrato estava perto do fim e falava da saudade da família, especialmente dos avós.

“Ele queria muito voltar”, disse a esposa.

Segundo Rafaela, o contato com o marido era feito de forma indireta, por meio de um oficial. “Eu recebia notícias dele pelo menos uma vez por semana. Na última semana, não recebi nada. Mandei mensagem para o comandante e foi ele quem confirmou a morte”, relatou.

Família diz que Gustavo foi enganado

Advertisement

Rafaela afirma que Gustavo demonstrava medo e dizia ter sido enganado quanto à função que exerceria no conflito.

“Disseram que ele ficaria na artilharia, sem contato direto com combate, mas acabaram colocando ele na infantaria, que era algo que ele não queria”, contou.

Segundo a família, apenas seis dias após chegar à Ucrânia, Gustavo enviou um e-mail à Embaixada do Brasil pedindo ajuda urgente para retornar ao país. A mensagem foi enviada em 27 de julho de 2025. No texto, ele relatava dificuldades, dizia estar em situação de vulnerabilidade e solicitava orientações para voltar para casa.

O Ministério das Relações Exteriores informou, por meio da Embaixada do Brasil em Kiev, que não pode divulgar detalhes sobre os serviços solicitados por Gustavo, mas afirmou que permanece à disposição para prestar assistência consular a brasileiros no exterior.

Quem era Gustavo

Antes de ir para a Ucrânia, Gustavo trabalhava como administrador e também atuava como motoboy. Ele serviu ao Exército Brasileiro em 2018.

“Gustavo era muito querido, conquistava todo mundo por onde passava. Sonhava em servir o país, como o avô e o tio. Era um pai incrível e queria dar uma vida melhor para o filho”, disse a esposa.

Ele chegou à Ucrânia em julho de 2025. De acordo com a família, passou por cerca de 20 dias de treinamento básico e foi informado de que participaria de uma missão curta, com duração aproximada de 15 dias. Após ser enviado para a missão, ficou meses sem contato direto com a família.

Advertisement

“Foram quase cinco meses sem comunicação regular e os dois primeiros meses sem nenhuma notícia. Depois de muita insistência, consegui receber alguns áudios”, contou Rafaela.

Informações obtidas pela família com outros brasileiros na região indicam que Gustavo estava na linha de frente, em Donbass, quando houve avanço das tropas russas.

Após a confirmação da morte, Rafaela tentou novo contato com o comandante da unidade, mas não obteve mais respostas. Ela também procurou o consulado e a Embaixada do Brasil. Segundo a esposa, o corpo não deve ser enviado ao Brasil.

“Infelizmente, o corpo do Gustavo não vai voltar e provavelmente também não será recuperado”, disse.

Deixe seu comentário aqui embaixo

Youtube – No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações